Maio 2020
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2020
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Findes, a organização capixaba do tipo “estrela-do-mar”

Depois de um início de século difícil, alguns acontecimentos recentes demonstram como a Federação das Indústrias do Espírito Santo é uma “organização estrela do mar”.

Destacada na mídia nacional a partir da coluna “Painel S.A.”, a Findes foi elogiada por ter retirado, em 2019, do seu estatuto a possibilidade de reeleição na presidência da organização, garantindo constante renovação e oxigenação da organização. Além disso, foi eleita pela primeira vez nos 61 anos de história uma presidente mulher.

A gestão atual, que se encaminha para o encerramento, promoveu uma ruptura histórica na Findes, dando mais foco à modernização e transformação do sistema industrial que ao âmbito político. Entre os destaques da gestão está a criação do FINDESLAB, um “hub” de inovação da indústria capixaba.

Já a presidente eleita, reforçou diversas vezes ao longo da campanha que pretende dar continuidade a essa agenda de transformação, com foco em inovação, produtividade e entrega de resultados.

Isso evidencia que o processo de transformação da Findes não depende de um líder central. Pelo contrário, a gestão foi capaz de oxigenar novas lideranças que garantirão a prosperidade da organização.

Fecomércio, a organização capixaba do tipo “aranha”

Em contrapartida, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES) se aproxima mais do tipo “aranha“. Afinal, desde 1968, a Fecomércio teve apenas três presidentes diferentes. Um deles ficou por cinco mandatos no cargo e o outro ficou em oito mandatos. O atual presidente parece seguir essa mesma linha: estando desde 2006 no cargo, em seu quarto mandato, que encerra apenas em 2022.

É dizer, há 14 anos, não há renovação na presidência, o que, necessariamente, traz limitações prejudiciais à atuação da entidade, seja pela simples ausência de oxigenação e alternância ou porque, em vez de exercer o cargo representativo como um adendo da vida profissional, a função passa a ser a principal entrega da vida da pessoa, prejudicando a qualidade da representação dos empresários do setor de comércio e serviços.

Na atual crise sanitária causada pelo coronavírus, nas primeiras sete semanas de pandemia o comércio do ES registrou um prejuízo de R$ 3 bilhões, sendo passageiro passivo das incertezas e volatilidades que o ambiente impunha.

E é justamente em crises que as virtudes ou equívocos ficam mais evidentes. Nelas lideranças são demandadas: algumas se destacam positivamente ao colocarem em prática seus valores e princípios; outras se revelam incapazes de prestar um bom serviço para aqueles que deveriam representar.

Afinal, quando a sociedade capixaba verá uma grande renovação acontecendo na Fecomércio, que a possibilite deixar o ultrapassado “modelo aranha” para entrar no século XXI?

*Fernando A. K. Cinelli, presidente do conselho da Apex Partners; Helio João Pepe de Moraes, advogado. 

Postado Agora

Shopping Vitória promove live sobre direito do trabalho

A convidada foi Lizania Alvarenga, do Machado, Mazzei e Pinho. A transmissão faz parte do SV Essencial, uma séria de iniciativas voltadas para preparar os lojistas para o retorno das atividades. A medicação das lives é feita por este colunista.

Postado Agora

Assunto é mudanças nas regras trabalhistas decorrentes da crise

Dra. Lizania abordou de forma prática como empreendedores podem fazer uso das novas regras, que, segundo ele, objetivam “preservar empregos e permitir a sobrevivência das empresas”.

Postado Agora

Férias e feriados podem ser antecipados

Entre as principais medidas que podem ser adotadas pelos empresários, a advogada destacou a possibilidade de antecipação de férias, feriados e a instituição de banco de horas com prazo de compensação em 18 meses, bem como o adiamento e parcelamento do FGTS.

Postado Agora

Redução de jornada

Além disso, a advogada explicou como pode ser feita a redução proporcional de salários e em quais casos é aplicável o benefício de compensação do governo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas