Out 2020
1
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2020
1
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Case de sucesso no Espírito Santo, Rogério Salume quer desenvolver ecossistema de inovação no estado

“Pare de sonhar e comece a realizar seu sonho”. Esse é o principal conselho de Rogério Salume, fundador da Wine.com.br, para quem tem o desejo de empreender. Contudo, ele alerta que nem todos serão empreendedores de sucesso, já que dependem de características específicas.

“Empreender não é apenas montar uma empresa– exigem habilidades específicas sem as quais é praticamente impossível ter uma empresa próspera.”

Segundo Rogério, essas são os três principais pilares, ou habilidades empreendedor:

1. Vendas. “Minha profissão é vendedor. Se uma pessoa não gosta ou tem medo de vender, dificilmente conseguirá empreender. O empreendedor precisa vender seu produto e seu serviço, mas também sua imagem, sua ideia.”

2. Relacionamentos: “O empreendedor tem que gostar de gente, de conversar, de se relacionar, conversar com as pessoas.” Ele destaca a importância de saber fazer bons relacionamentos tanto do networking quanto na forma de lidar com a equipe.

3. Disposição a correr riscos: “O empreendedor tem que ter uma certa relação com o risco. Tem muitas pessoas que tem medo de arriscar e não consegue suportar a perda de um centavo. No Brasil, estamos começando a entender a importância de errar no processo de amadurecimento e aprendizagem.”

Essas dicas carregam o peso de um empreendedor que começou do “zero”, como representante comercial, que circulava pela cidade de bicicleta, e fundou em Vitória um dos maiores cases do sucesso do Brasil, a Wine, que já acumula um faturamento de R$ 4 bi e vende cerca de 1 milhão de garrafas de vinho por mês.

A ascensão de Rogério e da Wine não ocorreram pelo acaso–a empresa está democratizando o vinho em um país dominado pela cerveja. O segredo é descomplicar. “Busquei no mundo da cerveja algumas pistas para vender vinho no Brasil. Percebi que o processo de pedir uma cerveja demora 5 segundos, já para pedir um vinho, 10 minutos. A simplicidade do mundo da cerveja atrai e a complexidade criada no mundo do vinho afasta consumidores”.

Atualmente, Rogério também se dedica a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Espírito Santo, estado do qual ele se orgulha de viver e empreender. Sua iniciativa, o ‘Vale da Moqueca’ busca unir diversas frentes de inovação e investimentos em startups e junto a isso melhorar todo o ambiente de negócios no Espírito Santo. “Queremos transformar Vitória em uma das principais referências para a inovação no Brasil”, afirma Rogério.

FINDES está conectando as indústrias do ES à projetos inovadores

A primeira presidente mulher da FINDES, Christine Samorini, tem o desafio de coordenar um orçamento de R$ 270 milhões para seguir transformando a indústria. São filiadas à FINDES 39 sindicatos que representam uma fatia relevante da indústria capixaba, sendo responsáveis por 22% do PIB estadual, 350 mil empregos e 92% das exportações do ES.

No segundo episódio do programa Mundo Business, visitamos as iniciativas de inovação do Sistema FINDES, o FindesLAB, hub de inovação da indústria, e o Instituto Senai de Tecnologia, elementos centrais iniciados na gestão anterior e que são peças chave da atual administração.

Segundo Cris Samorini, essas iniciativas têm o objetivo de dar às indústrias do estado acesso à inovação. “É importante a atuação da FINDES nesse sentido, pois sem inovação e transformação digital, não conseguiremos promover o crescimento e aumentar a competitividade das indústrias capixabas”, afirmoiu a presidente em entrevista ao Programa Mundo Business.

Assista ao segundo episódio do Programa Mundo Business para conhecer essas e outras iniciativas de inovação da FINDES que estão inserindo o Espírito Santo no mapa nacional de inovação.

Postado Agora

Novo hub de inovação promete aumentar competitividade do setor atacadista no Espírito Santo

O setor atacadista e distribuidor capixaba agora também conta com um hub de inovação para chamar de seu. O Sincades Tech, nova vertente de trabalho do Sincades, que representa mais de mil empresas em todo o Espírito Santo, vem para atender uma necessidade já antiga do setor, que é a de inovar e de se adaptar às mudanças impostas pelos novos tempos.

Postado Agora

Inovação, academia e mercado

O programa irá reunir a expertise de startups, instituições de ensino, empresas e investidores em prol de um objetivo comum: resolver os desafios do presente e construir o futuro do setor atacadista e distribuidor capixaba, o maior arrecadador de ICMS do Estado.

Postado Agora

Competitividade

“Tudo isso vai acontecer por meio de ações que visam fomentar a colaboração e o desenvolvimento de ideias, soluções e oportunidades para aumentar a competitividade do setor a nível estadual e nacional”, explica o presidente do Sincades, Idalberto Moro.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas