Nov 2020
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Nov 2020
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Com duração de três anos, formação do ILA forma as principais jovens lideranças do ES

Os valores basilares do instituto e de seus associados são liberdade, Estado de Direito, respeito à propriedade privada, responsabilidade individual e economia de mercado.

O ingresso no Instituto se dá através de processo seletivo e logo na minha entrada duas constatações me impactaram.

A primeira delas é que a formação é seu principal diferencial frente aos outros institutos e nas palavras dos próprios associados, melhor do que muito MBA ou pós-graduação.

A segunda é que no Instituto não existe uma maquininha de cartão de crédito na porta: o ingresso é por mérito próprio e a formação é pura responsabilidade individual.

O Instituto já formou mais de 130 líderes, sendo eles empresários, funcionários das mais variadas patentes e sucessores de empresas de grande porte.

O instituto é dirigido, monitorado e incentivado via governança corporativa com rotinas que garantem o desdobramento de suas diretrizes na instituição.

A atuação do Instituto Líderes do Amanhã se dá por duas frentes: projetos e formação. Os projetos são voltados ao público empresarial e universitário capixaba, a fim de disseminar os valores e a visão do instituto.

Já a formação, voltada para os associados e com duração de 3 anos, é composta por palestras e visitas técnicas, cursos promovidos pelo próprio instituto, estudo mensal de livros com entrega de resenhas, júri simulado com temas relevantes e atuais e produção de artigos de opinião em qualquer tempo ou em concursos do instituto ou institutos parceiros.

Através da livre iniciativa, os associados que fazem parte do ILA replicam em suas vidas, seus negócios e no seu ambiente de trabalho as práticas e os aprendizados causando o efeito denominado “estrela do mar”.

Como associado Nível III do Instituto Líderes do Amanhã, fiz o discurso de abertura de uma importante premiação. Trata-se do ILAX um evento com formato que incentiva os associados a contarem em 15 minutos suas trajetórias, ideias e projetos executados. O vencedor foi Marcelo Mendonça, associado nível III do Líderes do Amanhã.

"Não há livre mercado no Brasil", defende Vladimir Maciel no Fórum Liberdade e Democracia

Afinal, quem é o mercado? O Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica Vladimir Maciel explicou que “o mercado somos nós”. Entre quem está buscando um nível maior de bem-estar e do outro quem está produzindo. O mercado é simples, com cooperação em meio à competição. Se você acertar nessa escolha, há lucro. Se você erra, deve encarar o prejuízo.”

“O empreendedor é um agente chave do mercado. Se existe emprego é porque existe um empreendedor que se arriscou e abriu uma empresa. Superar a pobreza no Brasil depende de empreendedorismo e da nossa produtividade, algo que não conseguiremos aprimorar com planejamento centralizado”, disse.

Maciel apontou que no país há o capitalismo de compadrio, um sistema em que o Estado distribui benefícios e subsídios às empresas, diminuindo o risco de se empreender. “Não me conformo com o fato de que apesar de haver tanto potencial de riqueza no Brasil, termos uma produtividade tão baixa e uma pobreza social tão grande. Falta livre mercado!” De acordo com o Economic Freedom of the World 2020, o Brasil pontua apenas 6.56 em uma escala até 10 em liberdade econômica, ocupando a 105ª entre 162 países analisados.

(via Apex News)

Postado Agora

Mundo Business com Luís Roberto Barroso

No Programa Mundo Business de hoje, que passa às 10h na TV Vitória, teremos uma entrevista exclusiva com o Ministro do STF sobre eleições e combate a fake news. Não perca!

Postado Agora

Prêmio Liberdade

O presidente do Conselho do Grupo Gerdau Jorge Gerdau relembrou o passado quando juntamente com outros empresários foi pioneiro do movimento liberal no Brasil ao ajudar na tradução de diversos livros de intelectuais da liberdade, além de contribuir para a fundação do Instituto de Estudos Empresariais, em Porto Alegre. O Líderes do Amanhã é, justamente, inspirado nessa organização. (Via Apex News)

Postado Agora

Prêmio Líder Empresarial

Ao receber o Prêmio Líder Empresarial, o sócio-presidente da Autoglass Fernando Carreira defendeu que, apesar das dificuldades, o empresariado seja otimista com o Brasil e continue contribuindo para o desenvolvimento do país. “Há gente que constrói o futuro, há quem se adapta e há quem pergunta o que aconteceu. Não podemos esperar o futuro”, disse. (via Apex News)

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas