Dez 2020
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2020
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

"Precisamos ter humildade para corrigir o que não acertamos", diz Luiz Coutinho

Luiz Coutinho é presidente da rede de supermercados Extrabom e do Grupo Coutinho. Seu conglomerado fatura mais de R$ 1 bilhão por ano e é a maior rede varejista do Espírito Santo. Sua rede de 31 lojas que inclui atacadistas atende mais de 1,7 milhão de clientes por mês e emprega mais de 4 mil pessoas.

Em entrevista ao Programa Mundo Business, Coutinho contou que a trajetória do grupo se iniciou com uma pequena venda em Cariacica, após a família sair do interior. “Em 1963 viemos de Afonso Cláudio para Jardim América e a família montou uma venda onde vendíamos produtos do interior”.

Segundo Coutinho, os principais valores e princípios que levaram à ascensão do Extrabom foi servir e atender bem o cliente. Além disso, ele destaca a cultura de dividir com os colaboradores as metas das empresa e envolvê-los no resultado. “Isso faz parte de uma cultura forte iniciada pelo meu pai que veio desde a fundação da mercearia. Carrego até hoje a persistência do meu pai e a simplicidade da minha mãe. Ao longo do caminho temos erros e acertos, e precisamos ter humildade para corrigir o que não acertamos”.

Quando fala sobre negócios, Coutinho recorrentemente cita a questão da família. Quando perguntei sobre a sucessão do Grupo Coutinho, Luiz disse que o processo já está em andamento. “Estamos trabalhando há alguns anos na preparação para a sucessão. Meu filho Fabricio Coutinho foi um nome forte apontado pelos executivos da empresa, pelos consultores e por mim. Em um ou dois anos deve estar assumindo a minha posição”.

Esse período de transição da gestão coincide com um período de forte expansão da Rede Extrabom, que ganha força principalmente em Guarapari. Na Cidade Saúde, o Extrabom vai abrir cinco lojas onde funcionava o Supermercado Santo Antônio.

“Em Guarapari temos o Extracenter ancorado pela loja do Extrabom. Daqui a aproximadamente duas semanas, inauguraremos uma nova unidade do Vem Atacado e em breve teremos cinco lojas em Guarapari. É uma cidade importante e o centro da cidade tinha a necessidade de supermercados estruturados para atender aos moradores e turistas”.

Findes lança nova edição de indicador que guia empresários e prefeitos

A Findes, por meio do Ideies, lança hoje (08) o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2020, 2º edição da ferramenta. A finalidade é de sinalizar, como um farol, um caminho para auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam o seu território.

A ferramenta, apresenta 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado).

O IAN 2020 pode ser visto como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer as realidades específicas sobre ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo. Em suma, o IAN trata-se de um primeiro olhar qualificado sobre o território.

Clique aqui para acompanhar o lançamento do IAN 2020

Postado Agora

ArcelorMittal Tubarão apoia comunidades capixabas

A ArcelorMittal Tubarão doou mais de 46 mil toneladas de Revsol em novembro e já beneficiou 43 prefeituras capixabas com mais de 2,4 milhões de toneladas do produto desde o início das doações. Essa substância substitui outros recursos naturais na pavimentação de vias. Com o volume cedido, a ArcelorMittal Tubarão proporcionou a recuperação de 932km de estradas vicinais e irregulares.

Postado Agora

Alunos da Fucape receberam apoio de professora em concurso de mercado financeiro

Os alunos da Fucape vencedores do CFA Research Challenge receberam apoio da coordenadora de Graduação da Fucape Dra Neyla Tardin durante as fases da competição. A professora parabenizou os alunos e disse que são fonte de inspiração. Afinal, são a primeira equipe de uma faculdade capixaba a levar o primeiro lugar nesse concurso.

Postado Agora

Dia a Dia na Timenow

A Timenow convidou seus colaboradores a registrarem sua rotina por meio de fotos e vídeos, com objetivo de mostrar os diferentes locais das operações da empresa. Você pode acompanhar os melhores posts nos stories do Instagram @SomosTimenow

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas