Dez 2020
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2020
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Hub FUCAPE quer tornar tecnologia e empreendedorismo motores do desenvolvimento em Vitória

Há muito tempo, Vitória vem se questionando sobre a sua matriz de desenvolvimento econômico. E pela localizacao e tamanho, a melhor alternativa para sustentar o crescimento da capital é a tecnologia, que surge a partir do empreendedorismo. Assim enxerga Aridelmo Teixeira, fundador da Fucape Business School, o panorama econômico da cidade de Vitória.

Com essa visão, Aridelmo e a Fucape decidiram que, para preservar o empreendedor em Vitória, a cidade precisa de um ecossistema saudável para essa “espécio rara” desenvolver. Esse desejo se materializou com a construção do Hub Fucape, um hub de inovação construído dentro da faculdade de negócios.

Aridelmo explica que a concepção do Hub Fucape veio a partir da necessidade de se construir a cultura da mudança, e não simplesmente incorporar a mudança como um aspecto da cultura empresarial. “Nas últimas décadas, o avanço da sociedade vem sendo na direção do analógico para o digital, o que fez com que empresas e instituições trouxessem a mudança como elemento de sua cultura. Mas esse processo de transformação se tornou tão rápido e intenso que queremos implementar a cultura da mudança. Para isso, precisamos de ter um ecossistema constituído, e o Hub é um dos elementos que vai ajudar a trazer isso para o Espírito Santo.”

Por ser localizado dentro das instalações da Fucape em Vitória e se concetar com a faculdade, Aridelmo chama o Hub Fucape de “uma fusão da academia de qualidade com o mercado”. Ele explica que “Antes, as instituições de ensino buscavam nas empresas experiências do mundo real para o aluno. Com a tecnologia e o Hub, a sala de aula vai estar em um ambiente real trazendo soluções para os empreendedores.”

Ao incubar startups por um período de dois a quatro anos, o Hub Fucape traz ganhos para os alunos e empreendedores. De um lado, a startup vai contar com o apoio de alunos para realizar atividades de backoffice, como administração financeira, contabilidade, pagamento de tributos. “O empreendedor vai ter mais tempo para pensar o seu negócio em vez de se preocupar com a burocracia”, pontua Aridelmo. Além disso, a Fucape poderá realizar aportes financeiros nas empresas, evitando que os empreendedores gastem tempo e recursos buscando crédito para se financiar.

De outro lado, alunos que desenvolverem serviços de alto valor para as empresas receberão preferência para adquirir participação após sair da faculdade, explica Aridelmo. Assim, o aluno não sai da Fucape apenas com um diploma, mas também dono de parte de uma empresa que ele ajudou a desenvolver.

Propósito da credtech Unit é desendividar os trabalhadores brasileiros

Na última sexta-feira, dia em que foi inaugurado o Hub Fucape, hub de inovação da Fucape, a credtech (crédito + tecnologia) Unit  anunciada como primeira startup selecionada para fazer parte do Hub.

Além do time da Unit, estiveram presentes na inauguração os sócios da Fucape Aridelmo Teixeira e Valcemiro Nossa; o presidente da Apex Partners Fernando Cinelli e o prefeito eleito de Vitória Lorenzo Pazolini.

Com o propósito de democratizar o acesso a crédito de qualidade para desendividar os trabalhadores, a empresa tem como C-levels Bruno Meneghel (CEO) e Frederico Gaede (CTO), que juntos somam mais de 40 anos de experiência em crédito e tecnologia.

“Temos o propósito de desendividar o trabalhador brasileiro por meio de crédito de qualidade. Para perseguir esse objetivo, é importante estarmos em ambientes como o Hub Fucape, onde podemos estar próximo de outras lideranças e desenvolver talentos”

Além da mudança para o Hub, a Unit anunciou como CTO (Chief Technology Officer) Frederico Gaede, empresário do mercado de tecnologia que atuou como diretor de tecnologia da Dacasa Financeira.

Também foi anunciado que a credtech irá levantar R$1 milhão de reais em parceria com a Apex Partners para acelerar o crescimento no próximo ano.

Postado Agora

CEO da Enp Energy confirmado para o 2º Folha Business

A EnP Energy é uma empresa integrada de produção de energia, com foco em exploração e refinamento de petróleo e gás e projetos de infraestrutura. Seu CEO, Márcio Felix, é presença confirmada no segundo Evento Folha Business. É nesta segunda-feira às 16h30!

Postado Agora

Conheça as maiores e melhores empresas do ES

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lança nesta quinta-feira (10), a partir das 16h30, o “Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas de 2020”. Durante a cerimônia, que será totalmente online devido aos protocolos de segurança quanto à pandemia de Covid-19, será realizada a entrega das homenagens às maiores e melhores empresas do Estado elencadas na publicação. Inscreva-se em https://www.ieles.com.br/lancamento-anuario-iel-200-maiores-e-melhores/

Postado Agora

Folha Business será transmitido online

O evento será exclusivo para clientes e parceiros da Rede Vitória e APX Investimentos/Apex Partners e será transmitido para o público ao vivo pelas redes sociais do Folha Vitória, com cobertura completa na coluna Mundo Business.

Postado Agora

Produção de papel e celulose sobe mais de 40%

Na passagem de setembro para outubro, a produção da indústria capixaba caiu -1,8% no período, puxada pela queda de -12,6% da indústria extrativa, ao passo que a indústria de transformação cresceu 7,5%, devido às altas de 41,8% em papel e celulose, 15,8% na metalurgia e 2,4% em minerais não-metálicos. (IDEIES)

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas