Mar 2021
31
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2021
31
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mesmo com a crise sanitária, empresas conseguiram aumentar lucros com relação a 2019

O ano de 2020 acrescentou uma dificuldade a mais na leitura dos resultados das empresas do mercado acionário, dado que a pandemia que beneficiou determinados setores, assim como prejudicou tantos outros.

Dentro desse cenário de incerteza, no meio do ano, quando as expectativas para o último trimestre foram criadas, o pessimismo pairava frente ao mercado, de certa maneira facilitando que os resultados superassem os números esperados pelos analistas. Independente disso, o importante é que mesmo com o COVID-19, as empresas conseguiram entregar um aumento dos lucros em relação ao ano anterior.

Dito isso, a reflexão que se deve fazer, é se empresas de e-commerce, por exemplo, que performaram acima da média irão conseguir manter as margens, e se empresas como as aéreas, irão continuar encontrando dificuldade em voltar para os patamares normais de resultado.

4º TRIMESTRE DE 2020 VEIO MELHOR QUE O 4º TRIMESTRE DE 2019

Apesar da pandemia, ao comparar anualmente o 4º trimestre de 2019 e de 2020, também houve melhora nos indicadores das empresas. O EBITDA teve alta de 24,7% no período, enquanto o lucro líquido cresceu 29,9%.

DESEMPENHO POR SETORES

Os principais setores responsáveis pelo resultado acima foram os de varejo e alimentos. Isso porque a pandemia e as medidas de isolamento intensificaram o desempenho do e-commerce, além de um movimento de alta da inflação no setor alimentício, assim como maior consumo de alimentos.

Assim, foram beneficiadas empresas como Carrefour (CRFB3), Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VVAR3), Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e Marfrig (MRFG3).

Além disso, o setor de commodities ganhou destaque com a desvalorização cambial, pois a maioria tem suas receitas atreladas ao dólar, e com a maior recuperação do consumo após os momentos de maior pânico na pandemia.

RECEITA DOMÉSTICA

Ao reduzir a amostra de empresas excluindo aquelas atreladas à exportação, o resultado sofre uma piora significativa. Neste caso, a receita doméstica teve queda de 2,9% na comparação com o 4º trimestre de 2019, mas 12,7% acima das expectativas do BTG.

O setor que mais impactou nestes resultados foi o dos bancos, com destaque para o desempenho negativo do Itaú, que apresentou queda de R$ 1,9 bilhão nas receitas. Sendo assim, ao excluir este setor, as empresas domésticas tiveram um crescimento de 4,6% na mesma comparação.

Por fim, o resultado em geral foi positivo tendo em vista o momento atual, mesmo com alguns setores ainda prejudicados pela pandemia, enquanto outros foram beneficiados pelo momento.

Equipe da Fucape é premiada em mais uma etapa de concurso mundial de mercado financeiro

A equipe formada pelos alunos de Graduação da Fucape Business School Enzo Chieza Dummer, Bruno Guimarães Arivabene, Isadora Sunderhus e Mateus Barcellos foi premiada em mais uma etapa do CFA Challenge 2020-2021, competição mundial de alto nível que reune os principais profissionais e acadêmicos na área de finanças.

Nessa nova etapa, na qual a equipe da Fucape representou o CFA Society Brasil, os alunos capixabas foram classificados entre os vinte melhores times da competição e foi um dos três a representar a América Latina na classificação, ao lado de universidade chilena e argentina. Durante o processo, os alunos foram mentorados pela Prof. Dr. Neyla Tardin.

A primeira vitória dos alunos da Fucape no CFA Challenge foi em dezembro, quando foram campeões da fase brasileira e inauguraram a participação de uma faculdade capixaba no pódio. A equipe da Fucape fez um relatório da avaliação do valor de uma empresa listada na bolsa que foi premiado e garantiu a classificação para a etapa das Américas do CFA Challenge.

Postado Agora

PIB Industrial

O Banco Central apontou aumento da expectativa de crescimento do PIB do setor industrial, que passou de 5,1% para 6,4% em 2021.

Postado Agora

Números do emprego em fevereiro

O estado registrou abertura de 7,2 mil vagas com carteira asssinada em fevereiro, tratando-se do segundo mês consecutivo de criação de vagas. Os setores de indústria e serviços geraram aproximadamente 2,7 mil vagas cada, informou o Ideies/Findes.

Postado Agora

Desemprego sobre 3,1 pontos em 2020

No 4º trimestre de 2020, a taxa de desocupação no Espírito Santo atingiu 13,4%, mantendo-se estável estatisticamente na comparação com o 3º trimestre de 2020 e registrando acréscimo de 3,1 pontos em relação ao 4º trimestre de 2019. A taxa média anual de desocupação no estado cresceu de 11,0% em 2019 para 12,7% em 2020. As informações são do Instituto Jones dos Santos Neves.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas