Abr 2021
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2021
8
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

"A juventude do mundo rural precisa ocupar o lugar de sucessor dentro e fora da porteira"

Quem acompanha o dia a dia da técnica em agronomia Stefany Sampaio pelo Instagram @stefany.agronomia sabe o seu entusiasmo em sujar as botinas percorrendo o interior do Espírito Santo, por trabalho ou lazer. A agricultura sempre foi o pilar que sustentou a sua família e sua paixão começou dentro de casa, Influenciada pelo seu avô, Sr. Aluízio Abreu, que era cacauicultor no interior do estado, em Linhares.

Stefany, que cresceu apaixonada pela simplicidade do campo e a produção de cacau, não deixou a paixão pelo agro se apagar e decidiu seguir carreira na área com o objetivo de resgatar a origem familiar.

Ao contrário da vontade da maioria dos jovens, Stefany se formou para permanecer no meio rural e ajudar a desenvolvê-lo, pois acredita que a juventude rural precisa ocupar o lugar de sucessor dentro e fora da porteira. Em razão disso titular da coluna Agro Business buscou formação voltada para o mundo agro: ela é técnica em agronegócio, graduanda em Engenharia Agronômica, produtora de conteúdo sobre agronegócio, palestrante sobre inovação no setor e atua como consultora de tecnologia e mídia para empresas rurais. Além disso, desenvolve pesquisas acadêmicas nas áreas de gestão, agronegócio, irrigação, cacauicultura e outros.

O propósito de permanecer e empreender no meio rural foi um dos principais motivadores para Stefany desenvolver a coluna Agro Business. “A divulgação de informações relevantes sobre o agro poderiam ter mudado a trajetória da minha família, que poderia ter se inspirado a pensar soluções para a produção rural mesmo que fora da porteira. Ou ainda poderia ter tido subsídios de informações sobre economia e prospecções de crescimento, para a tomada de decisão mais assertiva”, afirma ela.

Com as colunas diárias, Stefany pretende mostrar com exemplos práticos de como é possível aliar o campo à tecnologia e como a juventude rural, que saem do campo para estudar, estão voltando para as fazendas não apenas para assumir as propriedades em processo de sucessão, mas também estão criando startups voltadas ao setor e trazendo inovações as atividades cotidianas do campo.

Stefany avalia que o agronegócio capixaba não é valorizado, mas possui relevância econômica incontestável– o objetivo de sua coluna é mostrar essa representatividade. “Dados apontam que 33% da população economicamente ativa no Espírito Santo é responsável por 30% do PIB Estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas. Com a coluna Agro Business, vamos dar voz aos produtores e empresários desse setor, mostrando através de dados e números, o quanto este setor tem relevância no estado.”

Programação e ciência de dados são tendências em pesquisas acadêmicas

A programação e a ciência de dados são duas das principais ferramentas para acadêmicos desenvolverem suas pesquisas em um mundo cada vez mais digitalizado. Pensando nisso, a Fucape Business School abriu inscrições para o curso Ciência de Dados para Trabalhos Acadêmicos. Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta a mestrandos, doutorandos e alunos de MBA formas de utilizar análise de dados e programação em suas pesquisas.

Segundo uma das professoras que ministram o MBA, Neyla Tardin, “o curso ensina a construir códigos, analisar uma base de dados e extrair informações úteis de uma base de dados, que são ferramentas importantes para trabalhos acadêmicos, mas também desenvolvem uma nova forma de pensar a partir de dados”

Além da profa. Neyla, fazem parte do corpo docente do curso o Prof. Dr. Aziz Beiruth; o Prof. Dr. Danilo Monte-Mor; e a Profa. Dra. Silvania Nossa. Acontece a partir do dia 12 de maio em modalidade telepresencial. Alunos de qualquer instituição podem se matricular pelo link educacaoexecutiva.fucape.br.

Postado Agora

Stefany Sampaio cita uma referência feminina do agro

Como inspiração, Stefany trás o nome de Teresa Cristina Vendramini, conhecida também como Teka, que em 2020 assumiu a presidência da Sociedade Rural Brasileira, sendo a primeira mulher em 100 anos.
Para Stefany, exemplos como o da Teka mostram como os desafios são notórios e difíceis, mas a faz enxergar que ela pode também se inserir neste contexto.

Postado Agora

ArcelorMittal apresenta vencedores do troféu de inovação

O ecossistema de inovação digital do Espírito Santo e de Santa Catarina conhecerá hoje, dia 08, quinta-feira, os vencedores da primeira edição do Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020. O evento, uma realização do Programa iNO.VC ArcelorMittal, será transmitido das 16 às 17 horas, no YouTube https://lnkd.in/dvh5BEn.

Postado Agora

Conheça o Troféu iNO.VC

O Troféu iNO.VC foi criado como um incentivo ao ecossistema de inovação capixaba e um reconhecimento aos que se destacam na transformação digital no Espírito Santo e Santa Catarina. Ao todo, 23 empresas, academias, startups e instituições serão contempladas como destaques de 2020, sendo que, no Espírito Santo, as indicações foram feitas por representantes do próprio ecossistema de inovação capixaba.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas