Abr 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Troféu iNO.VC selecionou as principais indústrias e startups do estado

Nas palavras do presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista, o foco na inovação tem sido uma constante na companhia.

Durante a cerimônia de premiação do Troféu iNO.VC, Benjamin afirmou que “o troféu iNO.VC é um reconhecimento àqueles que têm contribuído para a transformação digital nas regiões onde o nosso segmento esta presente. Desde o final de 2019, o iNO.VC tem contribuído para alavancar a inovação aberta no ES e fortalecer o ecossistema capixaba no cenário nacional”.

Já Paulo Wanick, Diretor de Finanças, Estratégia & Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, pontuou durante a cerimônia ocorrida ontem que “2020 foi o primeiro ano de atuação do iNO.VC, com muitos desafios, e mudanças na forma usual de trabalhar e fazer negócios. Ainda assim, entregamos resultados muito acima das expectativas e tivemos avanços tecnológicos inclusive na área de saúde e prevenção”.

OS VENCEDORES

Na categoria de Intraempreededorismo, a Timenow foi a empresa vencedora. Atuando no modelo de ‘inovação aberta’ (open innovation, no inglês), ela investiu em várias startups para melhorar seus processos e produtos e conseguir atender melhor seus clientes.

Algumas dessas startups bombaram e se tornaram spin-offs (células separadas) da empresa, como a AEVO, que aliás foi vencedora mna categoria Startup do Ano. Outras, como a Dersalis e a Industriall, estão incubadas dentro da empresa — e farão parte do hub de inovação da construção civil que a Timenow está lançando na Av. Américo Buaiz, o BASE27.

Já na categoria Ambiente de Inovação Grande Vitória, o FindesLAB, hub de inovação da indústria capixaba levou o Troféu. No ano passado, o FindesLAB anunciou investimento de R$ 5 milhões para startups desenvolverem projetos de inovação para a indústria capixaba. Com 253 propostas, o hub selecionou 14 projetos para serem desenvolvidos em 2021.

Comemoraram a vitória lideranças envolvidas no ecossistema do Findeslab, como Luciano Raizer, Cris Samorini, Juliana Gavini e Iomar Cunha.

Na categoria Inovação Aberta (externo à Grande Vitória) a vencedora foi a Suzano, uma gigante global de papel e celulose que investe constantemente em inovação e sustentabilidade– dois conceitos que formaram a expressão ‘inovabilidade’.

Confia a seguir a lista completa de premiados:

• Ambiente de Inovação Grande Vitória: FindesLAB
• Ambiente de Inovação externo à GV: Incubadora IFES
• Empresa Inovação Aberta GV: Vale
• Empresa Inovação Aberta externa à GV: Suzano
• Empresa Intraempreendedorismo ES: Timenow
• Startup do ano GV: AEVO
• Startup do Ano externo à GV: Frete Rápido
• Startup de maior impacto na imagem do ES a Nível Nacional: PicPay
• Startup de maior impacto no ES: Destine Já
• Academia Inovação Aberta Científica Grande Vitória: UFES
• Academia Inovação Aberta Cientifica externa à GV: IFES
• Academia Inovação Aberta Tecnológica GV: IFES
• Academia Inovação Aberta Tecnológica externa à GV: IFES
• Proposição de estratégias de inovação ES: Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)

IBEF-ES forma grupos para produção de conteúdos sobre finanças, gestão e economia

Um dos pilares da nova gestão do IBEF-ES é a geração de conteúdo qualificado sobre economia, finanças e gestão empresarial. Em linha com esse propósito, o Instituto está lançando os CQC (Comitês Qualificados de Conteúdo).

Esses grupos vão estudar, debater e produzir lives, artigos e posts para redes sociais sobre temas como governança, investimentos e finanças públicas.

Segundo o diretor de conteúdo do IBEF-ES, Renan Lima, “O objetivo do CQC é que o IBEF se torne uma referência de conteúdo na área de economia, finanças e gestão empresarial tendo como protagonista os próprios associados. Ou seja, conteúdo para os associados vindo pelos próprios associados.”

Postado Agora

Fucape Júnior

Em 2021, a Fucape Júnior terá o desafio de atuar como um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), atendendo também demandas específicas das empresas incubadas no Hub Fucape. Essa interação tende a gerar valor para as empresas, e principalmente, agregar conteúdo e experiência para os alunos.

Postado Agora

Indústria capixaba registrou crescimento em fevereiro

Em fevereiro de 2021, a indústria do Espírito Santo cresceu 4,6% frente a janeiro de 2021, com ajuste sazonal, segundo melhor resultado entre os estados pesquisados pelo IBGE. Essa expansão foi puxada pela indústria de transformação (7,3%), enquanto a extrativa retraiu -9,9%. Entre as atividades, houve variações positivas na metalurgia (20,2%), na fabricação de produtos alimentícios (12,1%) e em celulose, papel e produtos de papel (3,2%), segundo o Ideies.

Postado Agora

Resultado acumulado

No acumulado nos últimos 12 meses, a indústria retraiu -14,1%.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas