Abr 2021
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2021
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fucape Finance LAB simulará ambiente de corretora e gestora de investimentos

Ao mesmo tempo em que os brasileiros estão investindo de forma mais ágil com a digitalização das corretoras, os gestores que administram investimentos também estão aplicando mais ferramentas tecnológicas para potencializar sua performance. A profa. dra. Neyla Tardin, coordenadora do Fucape Finance Lab + Valor, aponta que uma das principais mudanças na gestão de investimentos é a aproximação com a programação.

“A programação faz com que a escolha dos ativos, como ações, ganhe agilidade. Dá margem ao high frequency market [mercado de alta frequência], em que as ordens de compra e venda de ativos em bolsa são feitas em segundos. Esse mercado é acessado por robôs e tem especialistas em finanças por trás deles. Acredito que os algoritmos não necessariamente tornam as decisões melhores (ou mais rentáveis), mas as deixam mais velozes”, explica Neyla.

A coordenadora do Fucape Finance Lab detalha que uma das principais aplicações da programação na gestão de investimentos é nos fundos quantitativos, uma metodologia que foi trazida ao Brasil por gestoras como a Giant Steps. Segundo a Profa. Neyla, os fundos ‘quant’ “são operados por algoritmos, que ‘pensam’ dentro de um conjunto de regras enumeradas pelo programador; o profissional, aquele de qualidade, pensa fora da caixa, além dessas regras.”

Atenta a essa transformação no mercado financeiro, a Fucape Business School fundou o Finance Lab em parceria com a Valor Investimentos e a Fapes, com objetivo de unir conceitos de finanças e programação. O laboratório instalado dentro da faculdade conta com um terminal da Bloomberg e reproduz o ambiente de uma corretora de investimentos ou gestora de recursos.

Para Aridelmo Teixeira, co-fundador da Fucape, o objetivo é que os alunos aprendam na prática a gerenciar fundos de investimento tal como é na realidade. “Vamos focar em criar gestores preparados para o mercado e teremos uma dedicação aos fundos quantitativos, que utilizam a computação e programação para rastrear ações e ativos vencedores”.

Assim, a FUCAPE se torna a primeira Instituição de Ensino Superior do país a ter um laboratório dedicado à formação de gestores de fundos de investimento.

Missão social: Fucape Finance LAB também receberá cursos de educação financeira básica

Neyla destaca que o Fucape Finance Lab recebe um novo parceiro do projeto, a Unit, credtech capixaba cujo propósito é desendividar trabalhadores por meio de crédito de qualidade.

“Com o apoio da Unit, vamos ofertar cursos de educação financeira gratuitos para colaboradores de empresas públicas ou privadas. Entendemos que a educação financeira é um pilar no desenvolvimento da cidadania. Também há projetos voltados para a comunidade, que abordam o básico do mercado financeiro: planejamento doméstico, previdência e endividamento.”

Postado Agora

Mercado Diário: Ibovespa sobe 2,8% e fecha no maior patamar em 2 meses

O Ibovespa subiu +2,78% nesta semana, em 121 mil pontos, com notícias positivas sobre a atividade econômica e a reforma administrativa. O dólar fechou em baixa, com queda semanal de 2,52%, aos R$ 5,59. Veja os principais acontecimentos e indicadores da economia e do mercado desta semana na coluna Mercado Diário de hoje.

Postado Agora

Agro Business: Declaração de Imposto de Renda para o produtor rural

Entenda o que muda na declaração do IRPF do produtor rural em 2021 na coluna Agro Business com Stefany Sampaio.

Postado Agora

Mundo Imobiliário: Projeto de Lei quer reajustar aluguéis pelo IPCA

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) que busca limitar os reajustes de aluguéis ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Luiz Henrique Stanger analisa esse assunto na coluna Mundo Imobiliário.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas