Abr 2021
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2021
23
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Estudos da Fucape tiveram 322 citações em periódicos acadêmicos de todo o mundo

Com a classificação inédita no ranking da BYU, a Fucape divide espaço com instituições centenárias de renome– como MIT e University of Chicago– como referência em pesquisa de contabilidade financeira. Nos últimos seis anos, os estudos da faculdade capixaba nessa área tiveram 322 citações em revistas de prestígio em todo o mundo.

O professor titular da Fucape, Fernando Caio Galdi, avalia que o critério de citações é um indicador de como um estudo está contribuindo para a construção de conhecimento em uma disciplina. “Se um artigo foi publicado e não foi citado, é sinal de que ele não contribuiu para o desenvolvimento de outras pesquisas. Quando o artigo é amplamente referenciado, gera o ‘efeito derramamento’: contribui para o surgimento de novas pesquisas e mais conhecimento.”

Fernando explica que a contabilidade financeira estuda a forma como empresas e entidades comunicam informações contábeis para o público externo– analistas, gestores de fundos e investidores.

ARTIGOS DA FUCAPE EM PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

Nos últimos anos, a Fucape desenvolveu linhas de estudo relevantes dentro dessa área, que foram destaque em publicações internacionais. Galdi destaca dois estudos, um no periódico Contemporary Accounting Research e outra no Journal of Accounting Economics, revistas voltadas ao público norte-americano. Participaram desses estudos Fábio Moraes e Felipe Ramos.

Os professores Fábio Motoki, Fernando Galdi e Cristiano Machado Costa também produziram um artigo que foi veiculado em uma revista internacional. O estudo sobre a divulgação dos salários de executivos de empresas de capital aberto no Brasil foi publicado no conceituado Journal of Business, Finance and Accounting.

CONTABILIDADE FINANCEIRA E OS INVESTIDORES

Na avaliação de Fernando Galdi, a contabilidade financeira se torna uma área do conhecimento mais relevante à medida que o mercado de capitais se desenvolve e mais brasileiros investem na bolsa de valores. “É importante que investidores tenham algum grau de conhecimento de contabilidade financeira para investir de forma mais assertiva e independente. Entender informações contábeis em um balanço ajudam o investidor a decidir se a empresa está apresentando resultados bons, e se deve permanecer com aquela ação ou vendê-la.”

Produtividade em tempos de pandemia

Por Mateus Freitas | O desafio de operar em altos níveis de eficiência, que permitem às empresas manter ou ampliar seus mercados, não é uma novidade causada pela pandemia, porém o momento atual agravou as condições de competição nos mercados nacionais e globais.

Neste contexto, as indústrias, sua cadeia produtiva e os ambientes de negócios precisam buscar condições favoráveis para maximizar a produção com altos níveis de qualidade, o mínimo de recursos necessários e num tempo mais reduzido. A equação parece não fazer sentido, especialmente com a situação macroeconômica instável de nosso país (câmbio, juros e necessidade de reformas tributárias e administrativas), que permitiram que o Brasil esteja na posição 71º (em 2013, conseguimos alcançar a posição 48º), no The Global Competitiveness Report (WEF).

Contudo, dentro do ambiente microeconômico, que está ao alcance das empresas, existem estratégias e ferramentas que podem melhorar os índices de produtividade e eficiência, atenuando os efeitos externos e mantendo um crescimento econômico. E é neste contexto que o Sesi e o Senai, focando em Educação, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação, têm desenvolvido programas e ações para apoiar as indústrias.

Leia a íntegra na página oficial da Findes

Postado Agora

Data Business: Mansueto Almeida destaca Brasil como oportunidade

Em evento online realizado pela Apx Investimentos para seus clientes, o economista-chefe do BTG Pactual Mansueto Almeida falou sobre o enfrentamento da pandemia, destacou a atuação governamental sobre as contas públicas e as perspectivas econômicas para o país. Confira os destaques na coluna Data Business, por Luan Sperandio.

Postado Agora

Iniciativa privada doa leitos de UTI e dobra capacidade de hospital

A entrega dos leitos pós-Covid doados pela Suzano, Águia Branca e EDP com apoio do ES em Ação vai permitir ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares dobrar a capacidade de atendimento a pacientes de Covid. O hospital estadual, localizado em São Mateus, contava com 67 leitos de enfermaria para tratamento da doença. Agora conta com mais 60 leitos na estrutura montada na área externa pelas empresas.

Postado Agora

Confiança do empresário capixaba recua e fica abaixo da média história

Com recuo de 5,3 pontos em relação a março, o ICEI-ES formulado pelo Ideies/Findes passou a se situar 4,1 pontos abaixo de sua média histórica (54,1 pontos) e a se localizar exatamente na linha divisória dos 50 pontos, que divide confiança e falta de confiança. Em relação às expectativas para o futuro próximo, os industriais capixabas pesquisados se mostraram menos otimistas.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas