Abr 2021
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2021
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

MedAssist já realizou 6 mil consultas e economizou R$ 4 milhões aos cofres públicos

Transferir pacientes acometidos com traumas ortopédicos de qualquer espécie do interior do ES para grandes cidades geram desgastes aos pacientes e altos gastos ao município ou hospitais. O custo com transporte ainda é menor que dispor de um ortopedista 24h, mas ainda assim, trata-se de uma ineficiência do sistema de saúde.

O ortopedista Nilo Neto constata que a esmagadora maioria dos pacientes com traumas ortopédicos têm demandas de não-urgência, e não precisam necessariamente de um encaminhamento para hospitais de referência. São lesões de baixa complexidade ocorridas em atividades cotidianas.

Para evitar o deslocamento desnecessário de pacientes do interior e reduzir o tempo de atendimento, os ortopedistas capixabas Nilo Neto e Thiago Friques desenvolveram a plataforma MedAssist, que conecta hospitais com ortopedistas de forma remota.

“Nossa equipe realiza um treinamento presencial com os médicos e equipe do pronto atendimento do hospital conveniado para utilizar a plataforma e prestar os socorros necessários aos traumas ortopédicos. Os atendimentos sempre são realizados por um clínico geral acompanhado por um ortopedista remoto. A plataforma consegue atender 95% dos casos, evitando o transporte de pacientes para outras cidades além da redução da espera no atendimento.”, explica Nilo.

A MedAssist já realizou mais de 6 mil atendimentos em pouco tempo de existência. Atualmente são quase 30 prefeituras do Espírito Santo que validam o sucesso da plataforma. Essas cidades deixaram de emitir em torno de 120 mil m3 de carbono na atmosfera e economizaram R$ 4 milhões dos cofres públicos com transporte desnecessário. Fora do ES, a ilha de Fernando de Noronha foi um case de sucesso com a implantação do MedAssist.

Tarifa de gás natural sobre 33% no ES a partir de maio; setor produtivo acompanha a evolução

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), definiu que, a partir de maio, o custo da tarifa de gás natural sobe 33,47% para o consumidor final. A Agência justifica que a alta decorre de aumento no custo de aquisição junto à Petrobras.

Essa forte correção chamou a atenção de diversos setores da economia capixaba, sobretudo o industrial. Em razão disso, o Ideies, entidade do Sistema Findes, passa a acompanhar a evolução do preço do gás natural no ES. “O gás natural é uma fonte energética imprescindível dentro da estrutura de custos das indústrias e, por isso, o acompanhamento sistemático da tarifa final torna-se importante para o acompanhamento da competitividade industrial no Estado.”

Postado Agora

Vinícola capixaba produz tintos finos de destaque nacional

A Vinícola Tabocas se destaca pela produção de vinhos de qualidade fina com a uva Cabernet Sauvignon, situada no Vale Tabocas em Santa Teresa e é reconhecida nacionalmente pela medalha de ouro no concurso “Wines of Brazil Awards 2020”, realizado pela Vini Bra Expo, no Rio de Janeiro. Após a premiação, o Espírito Santo entrou na lista de produtores de destaque no Brasil, quebrando o paradigma de boas bebidas vindas somente do Sul.

Leia mais na coluna Agro Business, por Stefany Sampaio

Postado Agora

Mundo Imobiliário: Porto Canoa LOG é vendido

Os ativos de logística em solo capixaba tem despertado atenção e interesse dos investidores. Após grandes negociações envolvendo a TERCA e o TIMS, o Porto Canoa LOG foi comprado pelo VINCI LOGÍSTICA FII. Saiba mais na coluna Mundo Imobiliário.

Postado Agora

Mercado Diário: Perspectivas de crescimento global e impactos no mercado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou relatório em que estimou um crescimento da economia global de 6% em 2021, ante previsão anterior de 5,5%. A previsão para o crescimento brasileiro, porém, foi menor, de +3,7%. Já em 2022, as projeções do fundo apontam para uma alta de 4,4% no aspecto mundial. Confira a análise completa de Vinicius Torres.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas