Maio 2021
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Com transações online e e-commerce, consumidor deve ficar atento aos termos de uso

Gustavo Fonseca, sócio-fundador da FASS (Fonseca Assis Advogados), afirma que disputas entre consumidores e empresas têm se tornado cada vez mais frequentes, sobretudo no momento em que mais brasileiros aderem ao e-commerce.

“Em São Paulo, um consumidor processou uma plataforma de vendas online, exigindo indenização, porque foi vítima de golpe ao vender um produto. No entanto, neste caso específico, o cliente conheceu o golpista pela plataforma, mas manteve contato e realizou a transação fora dela. Nesta situação, o interessado pelo produto enviou um comprovante de pagamento (falso) por e-mail, e o cliente que não sabia que estava sendo enganado, enviou o produto para o golpista”, relata Gustavo.

Neste processo, tanto a Juíza quanto os desembargadores decidiram que a culpa exclusiva foi do cliente porque ele não observou o que estava previsto nos termos de uso do site, em especial com relação ao fato de que toda transação e comunicação entre as partes deve ser feita dentro da plataforma.

Gustavo Fonseca alerta que, apesar de não ser um costume da maioria dos brasileiros ler os inúmeros termos de uso das plataformas que utilizamos diariamente, é importante ler o que prevê o seu contrato com aquele site. “Quando o consumidor for realizar uma transação, em especial que envolva risco financeiro, é muito importante ler (com calma) o que prevê o seu contrato com aquele site, conhecido como termos de uso.”

Consumidor brasileiro ainda tem falsas crenças sobre seus direitos, aponta advogado

Já Tuffy Nader, advogado da FASS (Fonseca Assis Advogados), comenta que existem outras falsas crenças muito comuns entre os consumidores, como a de que o cliente pode devolver qualquer produto, a qualquer tempo, sob qualquer condição.

“Na verdade, o Código de Defesa do Consumidor prevê que apenas os produtos adquiridos pela internet é que podem ser devolvidos em até 7 dias, a contar da data do recebimento do produto. Isso ocorre porque a lei garante ao consumidor o direito de arrependimento. Isso não é aplicável para compras presenciais, pois entende-se que na compra presencial o cliente teve a oportunidade de testar o produto e avaliar a pertinência da sua compra”, acrescenta o advogado.

Na compra presencial, o comerciante ou fornecedor do produto só são obrigados a realizar a troca do produto em caso de defeito, e se caso o consumidor informar a existência do defeito em até 30 dias (para produtos não duráveis) ou até 90 dias (para produtos duráveis), contados a partir da data da entrega do produto, encerra Tuffy.

Postado Agora

Mundo Imobiliário | Financiamentos e SELIC

Após as altas recentes da Selic, o Boletim Focus projeta o indicador em 5,5% ao fim deste ano e em 6,25% ao fim de 2022. Nesse sentido, há preocupações de que as taxas de financiamentos mais altas desaqueçam o mercado.

Postado Agora

Agro Business | Os novos produtos de exportação do ES

Há um mercado em crescimento no Espírito Santo dedicado ao comércio internacional: o segmento de luxo. Um dos exemplos é o potencial da Noz da Macadâmia, em que o estado é o segundo maior produtor e exportador do país. A coluna Agro Business conversou com o empresário Saulo Fiorot, que começará em 2021 a exportação do produto e é atendido pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES).

Postado Agora

Data Business | No BBB, o prêmio já não é mais o importante

Na era de domínio das redes sociais e das parcerias entre influenciadores e empresas, o prêmio do BBB deixou de ser apenas o dinheiro: fama, seguidores e o chamado capital reputacional podem ser a maior recompensa que um reality show pode oferecer aos participantes — e algo não restrito a apenas o vencedor final.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas