Maio 2021
15
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
15
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Wepipe: mercado de 'Software as a Service' cresce e já vale R$ 157 bi

A ideia de fundar a wepipe surgiu quando Barelli tinha o cargo de Diretor de Tecnologia de uma legaltech capixaba e passou a enxergar possibilidades mais viáveis do que as apresentadas nos famosos softwares de gestão. Com a ideia da wepipe fomentada, convidou Bernardo Simonassi para ser o sócio no projeto e lançaram o Produto Mínimo Viável– o protótipo – em apenas quatro meses.

“Nosso software foi desenvolvido com base na metodologia Lean, uma metodologia ágil criada pela Toyota nos anos 60 que utiliza o Kanban como sistema de gestão visual. Oferecemos um Kanban virtual dentro do wepipe que possibilita o cliente a implementar e acompanhar qualquer tipo de processo gerencial, desde comercial, de venda, pós-venda, reembolso e recrutamento”, disse Felipe Barelli.

Outro diferencial da wepipe, aponta Felipe Barelli, é a interface simples que não exige treinamentos extensos para que colaboradores de uma empresa aprendam a utilizar. Um ponto alto para empresas com alto giro de funcionários.

Poucos meses após ser lançada ao mercado, mais de 250 empresas passaram a gerir seus processos com a wepipe.

De forma geral, a wepipe está  inserida em uma das três principais categorias de computação na nuvem do mundo,  o Software as a Service (Software como um Serviço no português). Essas plataformas que disponibilizam soluções de tecnologia por meio da internet como um serviços alcançaram um valor de US$ 157 bilhões em 2019, aponta o Statista.

Os americanos não querem mais trabalhar?

O texto a seguir é uma versão traduzida e adaptada de uma publicação de Arilton Teixeira em rede social. Ele é economista, participou da fundação da Fucape e é pesquisador convidado do Banco Central americano.

Nos EUA, os dados de emprego são atualizados semanalmente pelo conhecido Payroll, que aponta o número de trabalhadores empregado. Na última semana, o número de “carteiras assinadas” fora do setor agrícola cresceu bem abaixo do esperado, o que serviu de argumento para defender uma política expansionista pelo Banco Central Americano– em outras palavras, maior injeção de dinheiro na economia.

Contudo, quando olhamos para o lado de abertura de vagas de emprego, esse argumento entra em cheque. Cada vez mais empresas americanas estão contratando. Portanto, é de se considerar que as pessoas não estão querendo voltar a trabalhar devido ao assistencialismo.

Em suma, salários estão crescendo acima da produtividade e a inflação segue forte tendência de alta (pelo indicador CPI). Alguns podem dizer que trata-se de um cenário transitório. Assim esperamos!

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas