Maio 2021
16
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
16
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Até 2035, serão mais de 30 bilhões de dispositivos IoT no mundo

A Internet das Coisas é a tecnologia que conecta o mundo físico e o digital (online e offline), permitindo que sensores, dispositivos móveis (como celulares e smartwatches), eletrodomésticos, equipamentos e máquinas leiam dados e troquem informações por meio da rede. Em 2035, o mundo deve ganhar mais 17 bilhões de dispositivos conectados pela IoT e ultrapassar a marca de 30,9 bilhões de unidades.

No Espírito Santo, Guilherme Azevedo e Heitor Nogueira deixaram seus empregos  em 2018 para fundar a Sigmais, startup especializada em desenvolvimento de soluções de IoT. Também apostaram no negócio os capixabas Wilson Calmon e Márcio Abaurre, que são co-fundadores e investidores.

O time de desenvolvedores da SIgmais verticalizou a produção das soluções IoT e reuniu a capacidade de dentro de casa o hardware (dispositivo físico) e o software (programação). Os dispositivos IoT da startup capixaba são capazes de se comunicar por meio das três principais  cobertura redes para IoT do mundo, chamadas de Sigfox, LoRaWAN e NB-IoT.

Sigmais tem mais de 7 mil dispositivos IoT no Brasil e no exterior

No primeiro ano de operação se projetaram no mercado com soluções de IoT para indústrias, shoppings, tráfego urbano e varejo no ES e no Brasil. Em entrevista à coluna, Guilherme Azevedo, CTO (diretor de tecnologia) da Sigmais, falou sobre a diversidade de aplicações de Internet das Coisas em diversos segmentos.

“Nossos dispositivos atuam com controle de temperatura em câmaras frias, para reduzir perdas e garantir conservação de alimentos e medicamentos.  Nas vias públicas, os dispositivos IoT possibilitam saber onde tem mais vagas públicas disponíveis e redirecionar veículos para essas áreas, reduzindo o trânsito e aumentando a qualidade de vida”, exemplifica o CTO.

Atualmente, a Sigmais atua em todos os estados brasileiros e fora do país, e já conta com 7 mil dispositivos operantes. Neste ano, o plano para quintuplicar o faturamento pela segunda vez seguida tem duas frentes principais: o lançamento de três novos produtos e a expansão da área comercial em três vezes, explorando mercados internacionais com a colaboração de parceiros de negócios.

No Espírito Santo, a Sigmais implementou dispositivos de IoT para aprimorar a leitura da tensão elétrica de uma siderúrgica.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas