Maio 2021
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Software da Coover aposta em seguros mútuos para reduzir sinistralidade

No ano passado, a insurtech capixaba Coover teve seu primeiro grande salto com a aprovação da Susep (superintendência de seguros) para testar seus produtos inovadores no mercado, em caráter experimental.

Agora, a startup passa por uma nova etapa de crescimento com uma parceria com a seguradora suíça Zurich, que, com quase 150 anos de existência, é uma das maiores do mundo em seu setor.

Essa união se dá em um momento estratégico para a multinacional, que busca trazer mais tecnologia e produtos inovadores para dentro de casa, acompanhando a revolução em curso no mercado de capitais.

A sinergia entre as duas empresas está nos seguros para smartphones. Atualmente, a Zurich lidera a emissão dessa classe de apólices em alguns países, mas atende apenas ao mercado de produtos novos.

Com a tecnologia da Coover, a Zurich poderá expandir sua atuação para celulares semi-novos. A insurtech capixaba aposta em ser capaz de compensar o maior risco dessa operação com a redução da sinistralidade, ou seja, do número de vezes em que os clientes acionam o seguro.

Isso é possível pois a Coover atua com um software proprietário de formação de grupos mútuos, ou grupos de confiança, em que os participantes são aprovados por votação e tem incentivos para usar o seguro de forma mais justa e equilibrada.

Na coluna Mundo Business de 16 de outubro de 2020 (Startup capixaba é selecionada para testar seguros inovadores), você pode entender mais sobre o modelo de negócio da Coover.

PARCERIA COM A ZURICH ABRE CAMINHO PARA EXPANSÃO INTERNACIONAL

Para Jó Beduschi, co-fundador da Coover, a parceria com a Zurich pode projetar o seguro da Coover para mais regiões do Brasil e para o mundo.

Ele comenta que “a parceria com Zurich vai além de um canal de vendas. Por ser multinacional, a companhia traz força de marca à Coover. Ela já é a maior seguradora de smartphones do Brasil e está presente em vários países como maior seguradora geral. Agora, temos um trampolim para outros países devido a capilaridade da Zurich em mercados como a América Latina. Não se trata somente de um meio de vendas, mas uma parceria estratégica.”

Jó projeta que em um período de dois anos, pretende alcançar uma carteira de seguros de smartphones usados equivalente a 5% do atual portfólio da Zurich em celulares novos no Brasil.

Coover contou com apoio jurídico para proteger sua tecnologia proprietária

Durante essa nova fase de expansão, a Coover contou com apoio jurídico para proteger seu “segredo do negócio” no ramo de seguros mútuos. O escritório responsável por criar essa estrutura de proteção, Almeida & Pandolfi Damico Advogados (APD), contou à coluna sobre como a startup se preparou para a etapa.

“Desenvolvemos junto à Coover uma estrutura robusta de governança e compliance para se unir a uma multinacional. Um dos principais pontos foi trazer segurança para que tenhamos proteção quanto à propriedade intelectual da tecnologia que eles criaram. Antes de colocar uma inovação no mercado, a proteção contra a concorrência é salutar e exige uma séria organização jurídica”, explica Guilherme Almeida, advogado e sócio da APD Advogados.

“Além da estruturação jurídica prévia e interna ao negócio, a preocupação se faz necessária também no momento da concretização da própria parceria realizada com a Zurich, quando se prevê cláusulas contratuais que  contemplem proteção a fatos que podem ocorrer durante a parceria e até mesmo em caso de alterações ou desfazimento do negócio”, encerra o sócio da APD Advogados.

Postado Agora

Mundo Business: assista ao 3º episódio com Aridelmo Teixeira e Apex Partners

 

Postado Agora

Relembre: conversamos com Tiago Reis e Renato Bello (Motor Group Vitória)

 

Postado Agora

Relembre: Mundo Business com Ada Mota e Grupo Farmacro

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas