Ago 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ago 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Construção de usina fotovoltaica marcou início do projeto de sustentabilidade

Com o Fucape 120% Sustentável, a instituição passou a disseminar a ideia de que todos poluem, em maior ou menor grau, e que por isso todos devem colaborar para a redução da poluição e da degradação ambiental. A Instituição adotou o posicionamento de que ser 100% sustentável é obrigação. Por isso, a meta estabelecida é 120%, de forma que os 20% a mais simbolizem o retorno para a sociedade.

O projeto foi pensado em sala de aula, em uma atividade do DHI – Desenvolvimento Humano integral, cujo objetivo principal é aliar a teoria, o desenvolvimento empírico e comportamental.

A partir da identificação da necessidade da comunidade Fucapeana de mudança de posicionamento em relação à corresponsabilidade de todos, inicialmente, a preservação do meio ambiente, foi pensado o Fucape 120% Sustentável, começando pela Usina fotovoltaica.

O Projeto tem o objetivo de fomentar e multiplicar a consciência sustentável junto aos públicos relacionados com a Instituição e os objetivos específicos estão divididos em cinco perspectivas: energia, recursos hídricos, reciclagem, educação e qualidade de vida. Para cada uma delas, têm-se os objetivos específicos que são correlacionados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030) e, para cada um dos objetivos específicos, há uma série de ações que vem sendo implementadas ao longo do tempo, de forma que sejam atingidos e acompanhados por meio de indicadores.

"Buscamos uma sociedade mais forte economicamente, mais justa socialmente e mais responsável ambientalmente"

Para a construção de cada uma das etapas do programa de sustentabilidade da Fucape, fornecedores e empresas tiveram participação no desenvolvimento de novas tecnologias, adaptadas para as necessidades especiais do Projeto. O Fucape 120% Sustentável proporcionou, por exemplo, a criação de novos produtos tecnológicos para o mercado de energias renováveis.

O que foi pensado inicialmente, já não atende mais a missão da Fucape e do Instituto Fucape, que acreditam em uma sociedade sustentável baseada em três dimensões: social, ambiental e econômico, que precisam estar integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça e se sustente.

“Estamos empenhados em inserir os ODS´s em nossas ações diárias, fazer parte do pacto global e contribuir com as metas, buscando o melhor caminho para atender as múltiplas demandas econômicas, sociais e ambientais e, consequentemente, construirmos uma sociedade mais forte economicamente, mais justa socialmente e mais responsável ambientalmente.

A Agenda 2030 é para todos: governos, sociedade, empresas, eu e você. Em casa, na escola, no trabalho. É necessário agir local, o desafio é grande e a responsabilidade é de todos”, disse a vice-presidente Operacional do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais, Maria Goretti Dalvi.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas