Set 2021
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Set 2021
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maior inflação do mês de agosto desde 2000

Do abastecimento da geladeira até o abastecimento do carro, tudo está mais caro. O capixaba já está sentindo no bolso este aumento de preço.

A inflação, medida pelo IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu seu maior patamar no mês de agosto desde o início do milênio (0,87%), acumulando assim quase dois dígitos nos últimos 12 meses (9,68%) e, economista e professora da Fucape Dra Arilda Teixeira alerta: “a tendência, agora, é que a inflação continue subindo”.

Especialistas enxergam esse comportamento da inflação por duas óticas não excludentes. Alta do dólar, das commodities, e também de insumos como energia elétrica, puxadas pela crise hídrica.

Dólar e crise hídrica impactam preços

A valorização do dólar e a alta das commodities, tanto as agrícolas no campo, a exemplo do café, como também as minerais, aço e minério de ferro, são os principais fatores que contribuem com a alta generalizada de preços.

Para a doutora Arilda Teixeira, a situação é preocupante e, a crise hídrica pela qual estamos prejudica ainda mais a situação, encarecendo o preço da energia

Além disso, o setor agrícola é por natureza um setor sazonal. Nesse segundo trimestre calhou de combinar com a falta de chuva. A falta de chuva prejudica a produção nos campos, valorizando o preço das safras, como explica a lei da oferta e demanda.

Dessa forma, com a inflação fora de controle, deve entrar em cena a entidade responsável por controlar esse fenômeno econômico, o Banco Central, aponta Arilda Teixeira.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas