Set 2021
14
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Set 2021
14
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Inadimplência gera ansiedade e perda de produtividade

Hoje, a falta de educação financeira é um grande problema percebido pelas empresas. Essa é a realidade que aponta a Gerente de RH do Extrafruit Larissa Fleischmann: “a gente entende que tem que proporcionar esse desenvolvimento pro colaborador, pra que ele de fato construa uma vida financeira saudável, esteja saudável psicologicamente e tenha uma vida equilibrada”.

Segundo dados do Employee Financial Wellness Survey, pesquisa realizada pela PwC, 17% dos colaboradores gastam 3 horas ou mais por semana no trabalho lidando com finanças pessoais.

O SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que 69% dos inadimplentes sofrem de ansiedade, além de enfrentarem problemas como insegurança, estresse e desânimo.

A desorganização financeira não afeta só os endividados — afeta todos os meios em que eles estão inseridos, desde relacionamentos interpessoais até sua performance no trabalho.

Com o intuito de estimular cidadãos comuns a cuidarem melhor de suas finanças, a Unit, fintech que ajuda a desendividar trabalhadores, em parceria com o Finance Lab+ Valor da Fucape Business School, lançaram, em maio deste ano, o programa Finanças Para Todos.

O programa foi avaliado como excelente em duas empresas capixabas onde foi realizado: Extrafruti e Grupo Orletti, recebendo nota de satisfação (NPS) superior a 90%.

Para fundador, projeto quer "quebrar o tabu do dinheiro”

Dedicado a oferecer cursos de educação financeira para colaboradores das  empresas cadastradas no projeto e que recebem salários de até R$ 3,5 mil, a iniciativa também oferece diagnóstico das finanças pessoais e serviço de consultoria financeira.

Com isso, os idealizadores do projeto esperam aumentar a consciência financeira dos colaboradores  e como consequência, aumentar a produtividade das empresas.

O objetivo do “Finanças para todos” é atender a cada vez mais empresas e disseminar a educação financeira como instrumento de transformação social e de construção de valores como segurança e liberdade.

A ideia é “quebrar o tabu do dinheiro, provocando e ensinando as pessoas a se relacionarem melhor com suas finanças”, explicou o COO da Unit, Rodrigo Daud.

“Os módulos apresentados foram muito úteis para o meu dia a dia. Venho tentando praticar o que foi passado e pretendo evoluir cada vez mais e conseguir atingir minhas metas e sonhos”, avaliou a colaboradora do Grupo Orletti, Yasmin Peçanha.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas