Set 2021
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Set 2021
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

O roteiro dos empreendedores capixabas

“A ideia de levar todos os empresários conosco é para se inspirarem nas melhores práticas de empresas e instituições que estão colocando Santa Catarina no mapa nacional da inovação”, afirma Carolina Ferreguete, co-fundadora da Global Touch.

“A comunidade do Base27 conta com 35 mantenedores, temos grande potencialidade para alavancar os seus negócios e a economia do ES, assim como aconteceu em Santa Catarina, algo que foi catalizado pela Acate, nosso grande benchmark”, compara.

Além da oportunidade de estreitar laços com a Acate, queremos ampliar o horizonte dos empresários através da troca de conhecimento, experiência e ideias com empresas do setor de construção, engenheira e tecnologia.

A comitiva com as instituições de ensino começaram nesta segunda (27) e encerrarão hoje (28), com a comitiva dos empreendedores se iniciando hoje até sexta-feira (01).

No roteiro, eles conhecerão diversas empresas e espaços do ecossistema empreendedor catarinense, tanto com empresas líderes de mercado, como de empresas que estão reinventando o negócio por meio da tecnologia. Entre os exemplos estão a Softplan, a Engie Energy, a Construtora Dimas e a Alto QI.

Haverá ainda visita ao Sapiens Parque — o maior parque de tecnologia e inovação do país —, e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que possui mais de 1400 associados, funcionando a partir de diversas iniciativas diferentes, como aceleradora de startups.

Mundo Business irá acompanhar a visita e gravar um programa em Florianópolis a partir de hoje. Acompanhe!

Por que o ecossistema catarinense?

Santa Catarina é um estado em que o processo de inovação começou a ser desenhado há 35 anos. Assim, hoje estão bem maduros em relação ao restante da maioria dos estados brasileiros. Quem diz isso é Francisco Carvalho, presidente do Base27. “Este foi o motivo que escolhemos este estado para analisarmos neste momento. Nossa expectativa é grande no sentido de conhecer a história desse movimento de inovação, conhecer também a trajetória e os erros que cometeram para que não precisemos passar por eles”, explica.

E, para somar esforços, o hub organizou duas experiências para ocorrerem nesta semana. A primeira é composta por um grupo de 20 líderes da academia, universidades e instituições de ensino, como a UFES, IFES, UVV, Senai, a Fucape, Multivix, M. Murad, DVF e Faesa. “Unimos vários players do nosso ecossistema para entendermos quais são as formas mais interessantes de evoluirmos aqui no ES”, afirma Carvalho.

Já a segunda é composta por empresas e setor produtivo. “A ideia é proporcionar que elas enxerguem como podem e devem contribuir nesse contexto, investindo para que possamos criar o ecossistema de inovação capixaba mais poderoso, com melhor capital humano e mais inovador “, diz.

Postado Agora

Evergrande e China

A professora da Fucape Arilda Teixeira afirmou no último programa Mundo Business entender que o risco de calote da Evergrande não resultará em uma crise generalizada, mas instabilidade localizada no segmento de minério de ferro.

Postado Agora

Sicoob amplia atuação na Grande Vitória

O Sicoob abriu ontem (27) em Viana a segunda agência na cidade. A unidade está localizada no bairro Marcílio de Noronha, um dos principais e mais movimentados da cidade, devido à proximidade de grandes empresas e comércios locais.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas