Out 2021
19
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2021
19
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

"Adapte-se ou morra"

Alan Vital, Head de transformação digital da Falconi, uma das maiores consultorias empresariais do país, aponta que trata-se de uma questão de vida ou morte.

“Ou muda-se a forma de pensar, ou a empresa morre, e isso não é só discurso. No passado havia empresas icônicas que hoje sumiram do mapa, como Nokia e Kodak. Mas é importante ter em mente que essa transformação digital não é algo da noite para o dia, mas uma jornada que vai além da tecnologia, pois a base dela são as pessoas”, afirma.

Desde 2017, Vital coordenou transformações digitais em mais de 90 projetos nas empresas, o que gerou mais de R$ 40 milhões em valor. Ele explica que a transformação digital pode ocorrer a partir de diversos mecanismos, como a partir de um aplicativo, da governança estruturada ou a partir da aquisição de startups.

“A inovação pode ocorrer internamente, a partir da digitalização buscando otimizar os trabalhos internos, ou olhando para fora da companhia, em novos negócios que são demandados no seu segmento de atuação, dos consumidores e dos ativos disponíveis na companhia”, conclui.

Os números da transformação digital

Houve intensa aceleração de projetos de transformação digital, muitos que estavam planejados se transformaram em prioridade. 42% das empresas aceleraram todos ou a maioria dos projetos que estavam planejados para ocorrer a médio e longo prazo, mas que foram implementados ainda em 2020.

Investir no digital é um consenso, mas quase metade (45%) das empresas entrevistadas estão preocupadas se conseguirão realizar a transição digital em velocidade tão rápida quanto o necessário

Apesar disso, 95% delas companhias se dizem “orgulhosas pelas novas mudanças realizadas”. E, nesse mundo digital, os olhos dos empreendedores estão acima da técnica, mas também na necessidade de investir em talentos para formar capital humano qualificado e conseguir atender a essa demanda.

Postado Agora

Instituto Líderes do Amanhã abre processo seletivo

A organização de formação empresarial mais tradicional do ES abriu inscrições para seu processo seletivo anual. Mais informações estão disponíveis neste link.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas