Out 2021
21
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2021
21
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Inovação por si só não gera valor

Como você enxerga a inovação?

Inovação por si só não gera valor: precisa entender um problema ou demanda reprimida por um grupo de pessoas ou empresa, ou de um sistema e resolvê-lo ou de forma diferente, disruptiva, criando novo mercado, ou com melhorias incrementais, que tornem o processo mais rápido, eficaz, eficiente e/ou acessível.”

Vejo 2 modelos de startups: as que são boas de captar dinheiro e as que são boas em gerar receita e resultado (lucro). Muitas começam a captar antes de gerar resultado, com crescimento gerando receita, mas não resultado.

Acredito que é preciso conseguir captar recursos quando já se encontrou uma via de crescimento, e que o dinheiro é necessário para alavancar e crescer em agilidade. Tem de captar quando já está gerando resultado! Isso sim é um bom sinal.

Quais segmentos você mais aprecia?

Educação é o que mais vibra meu coração, é onde nós geramos impacto na sociedade. Acredito muito em educação de qualidade, é o mais perto de igualar oportunidades, desde que ela esteja conectada com o que exercerá profissionalmente. Gosto de ter como propósito impactar a vida de outras pessoas! Também aprecio o segmento de viagens e turismo, já tendo atuado, inclusive, na Azul.

Destaco ainda o setor de marketing e comunicação, que é minha área de atuação. Tenho interesse em empresas que trabalham para tornar mais acessível marketing por meio de dados para facilitar investimentos na marca.  O setor de entretenimento e cultura, a despeito dos desafios atuais, também é muito importante para o bem- estar da sociedade e onde atuei no passado.

Por fim, política, no caso, empresas que atuam com interface em políticas públicas para melhorar as instituições no Brasil, as GovTechs.

E quais as expectativas para o Espírito Startups?

A expectativa está muito alta. O ES tem um ecossistema de alto nível, especialmente em educação. Espero que o programa cumpra um papel de divulgar iniciativas de empreendedores em uma mídia de massa, como é a TV Vitória / Record.  Vamos estimular a cultura empreendedora, para que indivíduos se sintam encorajados em tirar ideias do papel.

O programa terá um papel educativo a partir da troca de experiências, pois haverá uma espécie de mentoria, que certamente será útil e pedagógico para muitos outros empreendedores que assistirem!

FUCAPE promove evento com grandes gestoras de recursos e CFA Society Brazil

A FUCAPE promove hoje e amanhã (21 e 22) o Invest Week FUCAPE, evento que terá a participação de representantes de grandes gestoras de recursos, simulando o dia-a-dia da instituição. A programação é voltada para alunos e toda a comunidade interessada em investimentos e mercado financeiro.

De acordo com a professora da FUCAPE e moderadora do Invest Week, Drª Neyla Tardin, “o evento busca discutir as etapas de formação de portfólios por gestoras de capitais, em uma discussão técnica com profissionais de mercado”. Estarão presentes no encontro a VGR Asset, KPTL Venture Capital, Alphamar Investimentos e o encerramento ficará por conta do Presidente da CFA Society Brazil, Gustavo Herkenhoff Moreira, CFA, MSc, CAIA.

A participação será híbrida e as inscrições podem ser realizadas através do site da FUCAPE.

Postado Agora

IX Fórum Liberdade e Democracia discutirá universo digital no contexto da liberdade

Este será o tema do painel de Alexandre Ostrowiecki, atual CEO da Multilaser, uma das maiores fabricantes de produtos de consumo do país e, em 2013, fundou o Ranking dos Políticos. Além dele, o painel terá Geraldo Thomaz, CEO at VTEX e Gabriel Guimarães, gerente de engenharia na Brex.

O Fórum Liberdade e Democracia é promovido pelo Instituto Líderes do Amanhã e já se consolidou como principal foro de discussão de economia de mercado e estado de direito no ES desde 2013. Ocorrerá em 04 e 05 de novembro em formato híbrido, com o evento presencial ocorrendo no Centro de Convenções de Vitória. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da organização.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas