Out 2021
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2021
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

As expectativas de Rogério Salume para o Espírito Startups

Quais segmentos econômicos você mais aprecia/gosta de investir?

Há três segmentos em especial que me despertam maior interesse e negócios: o alimentício, principalmente dark kitchen (modelo de negócios de refeições exclusivamente para o serviço de delivery); o de cibersegurança e o de saúde mental, que é um segmento em que vejo muitas oportunidades por faltar estruturação melhor.

Quais as principais dificuldades que você enxerga para haver inovação?

Nas empresas já existentes vejo que falta uma cultura de inovação. Todo mundo fala que tem departamento de inovação, mas isso não é tudo. Precisa ir além para isso estar na cultura da empresa: criar uma cultura para aceitar o erro, fazer testes, reservar parte do orçamento para que as pessoas possam testar sem ter a cobrança de retorno efetivo e imediato sobre aquilo.

Precisa ainda de ter profissionais de variedade grande de conhecimentos trabalhando em projetos muito específicos porque estamos lá para entregar algo para a sociedade que é diversa.

Todos falam que querem ser inovadores, mas isso vai além de investir em sistemas e computadores novos. Isso são ferramentas, mas inovação precisa de cultura, mindset (mentalidade), algo que começa na liderança da empresa, que provoca os colaboradores para que eles pensem diferente, criem novos projetos, e vai permeando na companhia até se tornar cultura.

Como você enxerga o cenário de inovação e empreendedorismo do ES em 10 anos?

Acredito tanto no ecossistema empreendedor no ES que estamos envolvidos de corpo e alma no Vale da Moqueca, que busca permear nas engrenagens de inovação, no ambiente e na ambiência do estado.

Acredito que em menos de 10 anos seremos referência como hoje é Florianópolis e Santa Catarina, como exemplo de inovação e empreendedorismo, e região onde os indivíduos e grandes grupos terão pessoas e fundos para investir aqui.

O ES é bonito, agradável e as pessoas amam trabalhar e viver aqui. Só precisamos nos organizar para dar certo!

Postado Agora

Unit realiza semifinal do seu desafio de inovação

No último sábado (23), aconteceu, no auditório da Fucape Business School, a semifinal do primeiro desafio de inovação para a educação financeira, Unit Experience.

Postado Agora

Educação financeira mais acessível

Em sua primeira edição, o evento que foi voltado para estudantes de ensino superior e do terceiro ano do ensino médio, os participantes precisaram desenvolver ideias inovadoras que tornassem a educação financeira mais acessível.

Postado Agora

Próxima etapa

Após deliberação dos jurados foram selecionados os três grupos com as ideias que mais agradaram, para disputarem a final do desafio de inovação. Agora os trios terão o desafio de desenvolverem um MVP (Produto Viável Mínimo), para seus projetos, ou seja, um protótipo de suas soluções.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas