Jun 2022
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jun 2022
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Startups desenvolveram soluções de inteligência artificial para empresas de todos os tamanhos

Conhece o app americano Peloton? A capixaba Call4Fit nasceu com o objetivo de criar uma solução parecida, um ‘personal trainer virtual’ para praticantes de bike indoor (exercícios com bicicleta ergométrica) com análise de imagens. O engenheiro Gabriel Scopel, fundador da Call4Fit começou a desenvolver soluções com inteligência artificial logo depois que foi demitido de uma petroleira, logo no início da pandemia.

Mas a Call4Fit foi além e hoje oferece soluções de inteligência artificial para melhorar a forma que as empresas utilizam seus dados. A startup persegue o propósito de democratizar o acesso de todo tipo de empresa à inteligência artificial e, para financiar seu crescimento, vai buscar o prêmio de meio milhão de reais do Espírito Startups.

Outra startup de inteligência artificial que vai entrar na disputa pelo investimento do Espírito Startups é a capixaba Futurai, fundada por Felipe Lobo. A solução é simples, mas esconde inúmeras linhas de programação. A Futurai coleta dados de sensores que as indústrias possuem e “adivinha” se uma máquina vai sofrer uma falha ou simplesmente parar de funcionar.

O que inspirou ele a desenvolver essa solução foi o número expressivo de contratempos e acidentes nas indústrias que poderiam ser evitados por um sistema de predição. Antecipar esse tipo de falha em indústrias como siderúrgicas e petroleiras pode evitar impactos ambientais, reduzir o número de acidentes de trabalho e economizar milhões de reais para as empresas.

Você investiria em alguma dessas startups? Acompanhe o reality show Espírito Startups a partir de 9 de julho, às 14h na TV Vitória e veja o que os nossos jurados acharam dessas empresas inovadoras!

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas