Jul 2022
4
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jul 2022
4
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Modelo de negócio é promissor, mas enfrenta desafios ao redor do mundo

As dark kitchens, também conhecidas como cozinhas fantasma, são uma solução para empresários que querem montar restaurantes sem mesas e cadeiras, exclusivos para delivery.

De olho na popularização desse formato em nível global, a startup capixaba Kitchenfy criou um escritório compartilhado de cozinhas fantasma, que reúne cozinhas de diversos restaurantes. A primeira e até então única unidade da startup, em Vila Velha, conta com 18 cozinhas, todas ocupadas.

Por um valor mensal, empreendedores podem alugar seu espaço, que já vem com equipamentos e utensílios, e começar a preparar os pedidos. Isso dispensa o investimento inicial e reduz burocracias, que podem ser restritivas para quem quer montar seu delivery.

Com o sucesso do primeiro galpão de cozinhas fantasma, a Kitchenfy já planeja mais quatro unidades. Todas serão montadas em regiões menos especuladas pelo mercado imobiliário, mas que estão a poucos minutos de regiões com alta concentração de pedidos.

O modelo de negócio é promissor, mas ao redor do Brasil e do mundo, as dark kitchens já enfrentam grandes desafios com os moradores de suas vizinhanças. Isso é normal para empresas da nova economia (lembra dos conflitos entre taxistas e motoristas de aplicativo?), mas podem apresentar um risco para o negócio.

A Kitchenfy é uma das nove startups que vão disputar o prêmio de meio milhão de reais do reality show Espírito Startups. E você investiria nessa startup?

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas