Mar 2023
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2023
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Erros na folha de pagamento podem gerar perdas milionárias a empresas

O Robô IG, da Rhopen, começou a ser desenvolvido em 2020 pela fábrica de software da empresa e foi testado pela primeira vez em uma empresa no ano passado.

A inteligência artificial leva em torno de 40 minutos para fazer um “pente fino” na folha de pagamento e documentar as falhas como pagamentos a maior, erros de guias e tributos pagos a maior.

“As auditorias manuais de folha de pagamento demandam muitas horas de trabalho e não são acessíveis para todos os portes de empresa. A tecnologia barateia o processo e reduz drasticamente o custo”, diz Jaciara Pinheiro, diretora técnica e sócia da Rhopen.

Ela garante que, até hoje, todas as empresas que submeteram a folha de pagamento à análise do robô detectaram erros e conseguiram economizar dinheiro ou até mesmo identificar créditos tributários.

Na média, esses equívocos chegam a comprometer de 6% a 10% do valor total da folha. Corrigi-los pode significar mais recursos para as empresas investirem.

“Muitas empresas que afirmam não ter recursos para investimentos podem recuperar um valor significativo que estava perdido e direcionar para investimentos e capacitação da equipe”, explica Jaciara.

Empresas de todos os portes ao redor do país já contrataram a tecnologia, desde pequenos negócios até uma companhia de grande porte com 17 mil funcionários e uma folha de pagamento de R$ 50 milhões.

No futuro próximo, a Rhopen pretende lançar o Robô IG na forma de assinatura. O piloto dessa versão está sendo desenvolvido junto à BK, uma terceirizadora de serviços de atuação nacional que emprega  7 mil pessoas.

Além disso, novas funcionalidades serão implementadas para identificar funcionários fantasma e erros no pagamento de benefícios. A ideia é aprimorar a tecnologia para atender mais companhias de todos os portes ao redor do Brasil.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas