Fev 2024
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2024
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Campo tem volume estimado de 270 mil metros cúbicos de petróleo

O campo Lagoa Parda Sul possui área de desenvolvimento de 1,73 km² e está situado em Linhares, a cerca de 118 km de Vitória. A sua produção principal é o óleo, tendo sido descoberto em junho de 1981 e iniciado sua produção em setembro do mesmo ano.

Segundo a ANP, o pico de produção de petróleo no campo foi entre 1983 e 1984, enquanto a maior produção de gás natural foi em meados de 1994. Desde o fim de 2009, o campo tem dois poços perfurados mas nenhum produtivo. Porém, a Imetame tem planos de colocar o campo em produção, processo chamado de ‘desenvolvimento’ nessa indústria.

No fim de 2022, o volume estimado de fósseis em Lagoa Parda Sul era de 270 mil metros cúbicos de petróleo e 148,6 milhões de metros cúbicos de gás.

O gás produzido neste campo será destinado à Estação de Tratamento do Campo de Lagoa Parda, atualmente operado pela empresa Capixaba Energia, uma empresa da Imetame e da EnP Energy Platform.

A Imetame opera, ao todo, cinco campos no país: Bela Vista (100%), na Bacia do Recôncavo; Tucano Grande (30%) e Tucano Grande Sul (30%), na Bacia de Tucano Sul; e Rio Ipiranga (50%), na Bacia do Espírito Santo, além de Lagoa Parda Sul. Somente o campo de Rio Ipiranga está em produção, enquanto os outros estão em desenvolvimento.

Com origem em Aracruz, a Imetame iniciou a sua história em 1980 e ao longo dos anos foi se desenvolvendo e expandindo seus negócios para setores como metalmecânico, rochas ornamentais, energia, petróleo e está em fase de construção de um dos maiores portos do país, em Aracruz.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas