Maio 2021
11
Luiz Stanger
MUNDO IMOBILIÁRIO

porLuiz Stanger

Maio 2021
11
Luiz Stanger
MUNDO IMOBILIÁRIO

porLuiz Stanger

Principais caraterísticas do imóvel comercial

1) Fluxo de pessoas e comércio

Para que um ponto comercial dê certo, com vendas e renda, ele precisa de um fluxo de pessoas que virão a ser clientes para consumir os seus produtos ou serviços. Para isso, a área deve dispor de fluxo de pedestres, mercadorias e veículos que tenham destino pela região.

Também é importante para ampliar a gama de consumidores potenciais que a densidade demográfica da região seja elevada. Isso porque um estabelecimento tem o poder de atingir determinado raio de pessoas e quando a densidade demográfica é maior, há mais pessoas em uma distância menor, o que interfere diretamente no seu público consumidor.

2) Facilidade de acesso

Questões como topografia, semáforos, árvores e equipamentos urbanos interferem na acessibilidade do ponto. Quando não há acessibilidade, como por exemplo a falta de estacionamento no próprio imóvel ou nas redondezas, pode ocasionar limitação ao acesso e neste aspecto devemos lembrar da conhecida frase ”No parking, no shopping”, que significa ”sem estacionamento, sem compras”. Assim, é importante evitar ruas íngremes, por exemplo, que dificultariam PCD’s, gestantes, idosos ou adultos com carrinhos de bebê.

3) Visibilidade

Para que as pessoas lembrem do estabelecimento, o que é muito importante para um ponto comercial ter forte demanda de clientes e serviços, é preciso ser visto. Ou seja, o posicionamento estratégico em um local de alta visibilidade é essencial no momento de compra do ponto comercial ou locação comercial. Para isso, é interessante que objetos como postes, fiação, marquises, aávores e paradas de ônibus não bloqueiem a vista dos pedestres e de veículos.

4) Versatilidade

A versatilidade é a capacidade do imóvel, seja terreno ou construção comercial, de poder ser demandada por empresas de diversos ramos de atividade. Isso é importante porque é muito mais fácil alugar um ponto comercial se as opções de inquilinos forem mais extensas. Uma esquina pode ser excelente para farmácia, bem como para uma haburgueria, mini mercado, cervejaria, clínica odontológica, escritório de advocacia e por aí vai.

5) Dimensão e restrições legais

Aqui, deve-se atentar para as dimensões legais para a construção se for um terreno comercial e, consequentemente, quais são as atividades que poderão funcionar ou não no local. Alguns negócios precisam de espaço entre produtos, outros precisam de determinado número de banheiros a depender da quantidade de pessoas que acessará o imóvel. Além disso, deve-se atentar para possíveis restrições como circulação de pessoas até determinado horário em caso de shoppings e malls privados de lojas ou até mesmo a restrição ao tipo de negócio, como por exemplo alugar uma casa num bairro comercial para abertura de uma boate.

6) Perspectivas da região: crescimento ou obsolescência

Este é um critério central para direcionar a valorização do seu imóvel no longo prazo. Se a região está em ascensão, com crescimento da atividade econômica e novos imóveis sendo construídos, o imóvel tem mais potencial de valorização no longo prazo.

Por outro lado, se o local escolhido estiver em decadência, as possibilidades podem até mesmo ser de desvalorização. Portanto, a depender de sua análise no momento da compra, ou timming de venda você pode literalmente ganhar dinheiro por um tempo ou perder dinheiro.

 

Visão de longo prazo

Não tem receita pronta e é preciso realmente juntar diversos fatores, que eu chamo de valores intrínsecos, que tanto farão jus à valorização bem como irão chamar a atenção de locatários de qualidade e contratos de longo prazo.

A visão de longo prazo e a honestidade intelectual para tomar tal decisão são imprescindíveis. Algumas situações com o passar do tempo podem parecer ter sido óbvias, mas na verdade o tempo passando destravou preço com base nos valores intrínsecos que o imóvel teve.

A título de exemplo, convido você para refletir sobre o grande imóvel comercial voltado para profissionais da medicina na Avenida Leitão da Silva, próximo do super mercado Carone de Santa Lúcia. Hoje é maravilhoso olhar um imóvel daquele porte, moderno, bem construído e que se encaixa perfeitamente no local. Mas para chegar até o imóvel de hoje um dia aquilo foi ”apenas” um grande terreno no pé do morro. É preciso entender quais são eixos de crescimento e desenvolvimento e posicionar-se de acordo.

Postado Agora

Opportunity convida

Ao longo dessa semana vou realizar uma visita no empreendimento Costa Mare, localizado no bairro planejado Costa Nova, em Vila Velha.

Postado Agora

Imóveis prontos

Atenção para os imóveis que são estoque das construtoras. Possibilidade de mudança imediata, utilização de financiamento bancário com taxas atrativas e saque do FGTS são alguns dos atrativos.

Postado Agora

Quem tem boca fala

A enxurrada de novos corretores de imóveis tem gerado diversas confusões. São informações erradas e preços falsos, ou desatualizados, que são colocados em sites, postagens e portais de venda com intuito de captar clientes, ou imóveis. Tenha sempre o seu corretor de imóveis de confiança e não acredite em ofertas do tipo ”almoço grátis” travestidas de oportunidades.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas