Economia

Negócio conectado abre portas para novos mercados

As inovações tecnológicas vieram para ficar e adaptar-se aos novos tempos tornou-se imprescindível para a sobrevivência do negócio

Negócio conectado abre portas para novos mercados Negócio conectado abre portas para novos mercados Negócio conectado abre portas para novos mercados Negócio conectado abre portas para novos mercados
Foto: Reprodução

Plugar-se e conectar-se são palavras que ganharam força e destaque no mundo digital e dos negócios. Para quem empreende um negócio novo ou está no mercado há muitos anos, entender o impacto da transformação digital e agir estrategicamente é fundamental para o sucesso e até mesmo para a sobrevivência da empresa. Por isso é preciso se adaptar e tirar proveito das inovações tecnológicas.

Segundo estudo divulgado pelo The Boston Consulting Group (BCG), a internet influencia mais de 50% das compras feitas em lojas físicas. A pesquisa “Transformação Digital nas MPEs”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, também identificou o nível de informatização das micro e pequenas empresas e mostrou que, atualmente, 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% deles possui perfil no Facebook.

Foto: Reprodução

Essas duas mídias sociais são as ferramentas mais usadas pelas MPE na divulgação de produtos e serviços. Também são utilizadas para estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar as vendas. Assim, o consumidor pode estar em um espaço físico, utilizando um aplicativo para comprar, ou pode fazer todo o processo de pesquisa e reserva on-line e apenas pegar o produto pessoalmente na loja. Essa nova estratégia é fruto direto do impacto da transformação digital nos negócios e vem ganhando cada vez mais espaço e adesão a partir das mudanças no perfil do consumidor.

Segundo o analista do Sebrae/ES, Carlos Perrin, os empreendedores entendem a importância dos meios digitais. Por outro lado, relatam que não têm tempo para criar esse relacionamento nas redes sociais. “Quem não se transformar será esquecido, já que é um movimento muito rápido. Para permanecer no mercado é preciso ter diferenciais e tirar as inovações do papel e trazer para a vanguarda”, orienta.

Foto: Reprodução

Para esclarecer e mostrar as funcionalidades do mundo digital, o Sebrae/ES inicia nesta segunda-feira, dia 19, o Plugue-SE, um evento com doze dias de duração e que reúne especialistas em palestras presenciais e on-line, falando de temas voltados para atender a diversos setores da economia.

Na abertura, a estrategista de Futuros Negócios, Jaqueline Weigel, fará a palestra “Conectando empresas e pessoas ao futuro”, tratando de termos que estão se incorporando ao mundo atua, como mindset e liderança exponencial. Ainda na programação há palestras específicas sobre agronegócio, sustentabilidade, arte e até gamificação como o Scape 30’ Sebraetec, que propõe uma nova visão para a resolução dos problemas de uma empresa.

As inscrições para as palestras são gratuitas e devem ser feitas através do site https://pluguese.com.br/.

O Sebrae/ES é uma instituição de fomento ao empreendedorismo e à competitividade dos pequenos negócios e, por isso, disponibiliza serviços relacionados à pesquisa e identificação de ideias de negócios até o desenvolvimento do plano de negócio e orientação para a gestão da empresa. A instituição possui capacitações e consultorias sobre Empreendedorismo, com destaque para o Empretec, programa de desenvolvimento de empreendedores. Mais de 450 ideias de negócios também podem ser conhecidas em www.es.sebrae.com.br. Capacitações on-line gratuitas também estão disponíveis em www.ead.sebrae.com.br, como o curso “Empreendedorismo como opção de carreira”. Ainda é possível fazer um agendamento ou ter atendimento on-line, com um especialista em negócios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.