1.837 - Caminhos viáveis da Criatividade e Inovação na Organização

Luiz Carlos Gianello, nosso colaborador do Blog Gestão e Resultados, convida: Vamos aprender com as empresas que desenvolveram uma cultura de inovação e obtiveram sucesso na conquista de seus objetivos através da implantação de um modelo de gestão que impulsionou e motivou o envolvimento dos funcionários criativos e talentosos.

VAMOS TROCAR IDEIAS SOBRE “CRIAR E INOVAR” E DESENVOLVER JUNTOS ESTE CONCEITO:

Criatividade e Inovação é um processo que consiste em você ou sua empresa criar ou recriar, produtos ou processos, desenvolver mercados ou novos produtos e/ou potencializar os existentes, adotando na cultura de sua empresa uma filosofia de melhoria contínua através dos talentos humanos bem administrados pelas lideranças de sua estrutura hierárquica.

Vamos aprender a INOVAR com quem já tem experiência e cultura empresarial, através do envolvimento da liderança no processo e com investimentos nos recursos HUMANOS e materiais.

A inovação tem que ser feita em consonância com as metas e objetivos empresariais envolvendo a mais alta administração da empresa, sendo assim, é um programa institucional e consequentemente todos os funcionários estarão comprometidos formalmente.

A condição acima exprime a cultura da empresa para o desenvolvimento dos objetivos de INOVAÇÃO e proporciona um resultado de sucesso em sua implantação.

EXERCITANDO OS 23 PONTOS, NA FORMA DE PERGUNTAS E AFIRMAÇÕES QUE PROPICIAM A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO:

  1. Nunca é cedo demais para pensar no futuro principalmente nos dias de hoje em plena pandemia.
  2. Reflita sobre o que você poderá fazer de forma diferente e melhor hoje, adotando a melhoria contínua (Kaizen) em suas atividades profissionais.
  3. Sua empresa/organização não sobreviverá sem seus clientes, portanto:

a) Qual o grau de satisfação do seu cliente com seu produto/serviço e atendimento?

b) Qual a frequência de seus contatos com os clientes? Você mantém um calendário de visitas? Jamais se afaste deles!

c) Como você interpreta as queixas e sugestões dos clientes, e você toma as devidas providências?

d) Seu cadastro de clientes está atualizado e classificado através do gráfico de Pareto com interpretação da curva ABC?

  1. A sua empresa deve manter ativo um canal de comunicação fácil e descomplicado para relacionamento com seus clientes.
  2. Os funcionários de sua empresa recebem ou receberam treinamentos e foram capacitados em técnicas de CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO?
  3. Quais técnicas, ferramentas ou métodos de criatividade são conhecidos pelos seus funcionários que auxiliam o processo de desbloqueio?
  4. Criatividade – Ser criativo é uma arte que surge em ambientes agradáveis, motivadores e gera no funcionário a percepção de pertencimento.
  5. A empresa deve fazer investimentos ou ter previsão de verbas para viabilizar a implantação de ideias criativas dos grupos de trabalho.
  6. A inovação é fruto da criatividade, mas deverá ser estimulada por ações gerenciais, promovendo um gerenciamento participativo e com iniciativa.
  7. A sua empresa permite o uso de tempo no trabalho para as reuniões de criatividade?
  8. O ambiente de trabalho positivo deve ser um fator preponderante, assim como o relacionamento vertical com a liderança.
  9. Como são tratados os erros, possíveis acertos ou pequenas falhas no desenvolvimento de projetos criativos?
  10. A liderança da empresa acompanha o desenvolvimento dos projetos alinhando aos objetivos e metas empresariais?
  11. Sabemos que muitas vezes um desvio (erro) pode nos levar a um caminho de sucesso; Isto é bem tolerado e aceito na empresa, não gerando punições?
  12. O sucesso do passado não pode servir como fator de acomodação e tranquilidade para o presente, tornando-se um risco para o futuro.
  13. Qual o percentual de verba do faturamento que a empresa destina para os projetos de INOVAÇÃO?
  14. É fundamental estar constantemente com a visão e conhecimento do seu mercado interno de consumo e suas necessidades futuras, INOVANDO seus produtos.
  15. O que mantém a longevidade da empresa ou negócio é o atendimento das necessidades existentes através dos produtos e serviços, portanto a empresa deverá acompanhar a sua posição no mercado.
  16. O sucesso do passado não garante o presente, e no futuro as necessidades de mercado podem sofrer modificações constantes. O cliente é um alvo móvel.
  17. Ter a mentalidade de desapego facilita criar uma visão de mudanças e melhoria contínua.
  18. A empresa deve no seu processo de recrutamento e seleção procurar pessoas com traços de personalidades favoráveis a CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO para a futura contratação.
  19. A consolidação da cultura de inovação fica evidente quando todos os funcionários adotam o programa de forma espontânea e consciente, sendo um fator de motivação e retenção na organização.
  20. Um dos fatores que mais motivam os funcionários é o apoio e incentivo da gestão direta, assim como o orgulho de ver sua ideia ou projeto implantados no processo da empresa.

PARA A EMPRESA SE DESENVOLVER EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, ALGUMAS TÉCNICAS E POSTURAS GERENCIAIS PRECISAM SER ADOTADAS, A SABER:

  • Adotar melhoria contínua (Kaizen) nos seus processos e seu gerenciamento.
  • Ter seus executivos voltados para o modelo participativo de gestão e incentivando a iniciativa através da liderança democrática.
  • Prever e disponibilizar recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento da INOVAÇÃO.
  • Contratar e desenvolver talentos e criar um ambiente positivo para a INOVAÇÃO.
  • Foco no cliente e comunicação plena com o mercado.
  • Estar constantemente treinando os funcionários em métodos criativos.
  • Treinamento em técnicas de reuniões facilitam a sinergia e a criatividades dos participantes.
  • Gerenciamento da equipe de forma adequada respeitando o ser humano e com equilíbrio emocional em um ambiente favorável com justiça e benevolência leva a empresa ao sucesso.
  • Empresas de sucesso tem excelente gestão e conta com liderança preparada e competente, com respeito ao ser humano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Este artigo foi escrito com a finalidade de desmistificar que CRIAR E INOVAR é um ato ou ação que acontece de forma simples e espontânea, mas conforme descrito acima, podemos perceber que trata-se de conjunto de atividades necessárias para seu acontecimento e sucesso.

Este post vem da experiência em desenvolvimento de administração participativa através de pequenos grupos de melhoria contínua e inspirado pelo trabalho desenvolvido pela empresa 3M do BRASIL com  seus executivos – Luiz Serafim – Head de Marketing  e Camila Cruz Durlache – Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Prof. Luiz Carlos Gianello. Vem de atuação na Volkswagen do Brasil – São Bernardo nos programas de Qualidade Total e Círculos da Qualidade e atualmente na Universidade de São Caetano do Sul (USCS)

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.