1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão 1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão 1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão 1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão
1.853 - A Importância do "Feedback" no Processo de Gestão

Vivemos um momento de grande importância para as relações humanas e suas influências no ambiente de trabalho onde, mais do que nunca, dependeremos das pessoas para empreender uma revolução nos planos das organizações e conquistas de seus objetivos.

Neste final de ano e início de um novo (2022), recebemos um verdadeiro presente do amigo Gianello nos repassando este importante tema para a reflexão e ação dos nossos seguidores. Vamos ao artigo:

O gestor de uma empresa deve utilizar o processo de feedback como um instrumento valioso para promover em seus subordinados e em sua equipe eficiência e eficácia nas atividades a serem desenvolvidas, conscientizando sobre a entrega dos seus objetivos e informações sobre a sua postura comportamental e profissional.

Sabemos que esta atividade do gestor requer: conhecimentos e habilidades e o momento exato de sua aplicação, cada indivíduo reage de forma diferente a este processo.

Atualmente é recomendado a sua aplicação de forma reversa, onde está previsto um relacionamento e posicionamento de ambas as partes objetivando uma comunicação mais assertiva e produtiva entre a gestor e o subordinado.

Sendo o processo de FEEDBACK uma metodologia de melhoria de relacionamento e comunicação nas estruturas empresariais deve ser aplicado corretamente e de comum acordo entre as partes.

Vamos conhecer algumas regras que facilitam sua aplicação:

1 – O FEEDBACK deve ser aplicado de forma descritiva e evitando julgamento e acusações

2 – Utilizar dados e fatos ocorridos ou situações comprovadas, e as observações deverão ser referentes a aquilo que vimos ou ouvimos e com conhecimento e ciência dos fatos, sem julgamentos.

3 – O objetivo é ser útil as partes, tanto o emissor quanto ao receptor e vice-versa, visando harmonia nos relacionamentos e na gestão.

4 – Promover transparência, confiança e trazer situações positivas, duradouras, crescimento profissional, retenção dos talentos e pertencimento à estrutura.O FEEDBACK para ser eficaz deverá:

*  Proporcionar entendimento mútuo da proposta e pontos a serem discutidos.

*  Aceitação de ambas as partes e cumprimentos dos acordos.

* Existir crescimento profissional e evolução dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Nós especialistas/professores focados na Gestão de Pessoas, oferecemos em nossos cursos de liderança ou gestão amplo conhecimento sobre esta metodologia, desenvolvendo essas habilidades e competências para a condução focada em resultados para empresas e para os colaboradores.

O amigo e Prof. Luiz Carlos Gianello é colaborador assíduo do nosso Blog Gestão & Resultados. (veja no instrumento de busca do Blog outros artigos do amigo Gianello).

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.