1.864 – Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização 1.864 – Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização 1.864 – Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização 1.864 – Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização
1.864 - Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização

Contribuição do amigo, Prof. Luiz Carlos Gianello para o Blog Gestão e Resultados.

Desde os primeiros estudos de administração, estas duas habilidades foram objeto de estudos e exigências no desenvolvimento das organizações, principalmente com as contribuições da Escola de Relações Humanas e da Escola Psicológica.

Como sabemos, estas habilidades de liderança e comunicação devem ser atualizadas constantemente, pois acompanham a evolução da sociedade e da tecnologia, exigências atuais das gerações que atuam nas organizações.

As palavras liderança e comunicação são poderosas e mudam as organizações, em conjunto com as demais habilidades que um cargo de comando exige, que tocam na mente e no coração dos subordinados e colaboradores, fluindo para sua força, confiança, pertencimento, retenção de talentos, motivação, entre outros relacionamentos positivos para ambas as partes.

Comunicar-se com maestria significa conectar-se verdadeiramente com sua equipe, estabelecendo um contato psicológico entre dois ou mais colaboradores.

A liderança, ao criar um pacto psicológico com seus subordinados, com sua hierarquia e com seus pares, promovem encontro entre pessoas que descobrem uma forte identificação, um denominador comum, que os tornam cumplices, semelhantes e obstinados para a conquista dos objetivos da organização.

A primeira regra para o sucesso é: SABER OUVIR.

Ouvir, na sua essência é: 

1 – Estabelecer um relacionamento interpessoal onde haja disposição para escutar um ao outro, buscando cooperação e foco comum.

2 – Sentir as palavras do outro.

3 – Estar atento aos gestos e a postura.

4 – Olhar olho no olho.

5 – Compreender o não dito.

Familiarizar-se com os seus interlocutores, conhecer seus valores, seus propósitos e seus princípios ajuda mais do que falar, pois é necessário, saber OUVIR.

Nós da KEYSTONE, desenvolvemos cursos sobre liderança, em que tratamos estes assuntos com maior interesse no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Seja um líder e um comunicador eficiente na sua organização.

Prof. Luiz Carlos Gianello. Atuou por vários anos na Volkswagen do Brasil – São Bernardo – SP – nos programas de Qualidade Total e Círculos da Qualidade e atualmente é professor na Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Exerce também suas habilidades e conhecimentos como consultor organizacional pela  Keystone Consultoria. Contato: [email protected]

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.