1.876 – Solucionar Problemas (Rotina e Inovação) – Missão do Gerente Eficaz 1.876 – Solucionar Problemas (Rotina e Inovação) – Missão do Gerente Eficaz 1.876 – Solucionar Problemas (Rotina e Inovação) – Missão do Gerente Eficaz 1.876 – Solucionar Problemas (Rotina e Inovação) – Missão do Gerente Eficaz
1.876 - Solucionar Problemas (Rotina e Inovação) - Missão do Gerente Eficaz

Nosso foco neste post é a tarefa de Identificar e Solucionar Problemas, e ao mesmo tempo refletir sobre desdobramentos dessa nobre tarefa do gerente da organização. A visão sistêmica dos processos, procedimentos e metas/objetivos estabelecidos são partes do método e exigem do gestor o seu domínio e aplicação tanto na solução como também na prevenção dos problemas.

Nossa missão está consolidada no QIP, ou seja, nos fundamentos da Qualidade, Inovação e Produtividade – Ou seja, é tudo que queremos para o sucesso da organização/empreendimento.

Iniciamos nossa reflexão com esta citação do nosso Guru, Prof. Vicente Falconi, membro da  Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, reavivando nossa memória quanto a responsabilidade da solução de problemas. Simples e Direto:

Aqui devemos unir pessoas envolvidas no problema buscando o COMPROMETIMENTO com a busca de soluções através do método e das ferramentas aplicáveis (Ver as 7 ferramentas da Qualidade). É sempre bom lembrar, “O chefe manda, o líder motiva!”

Afinal, o que caracteriza um problema?

Aqui, fica claro que o problema está ligado a diferença entre o prometido (padrão, meta, objetivo) e o efetivamente realizado ou em processamento.

Para um melhor entendimento recorremos ao Método PDCA, destacando no quadrante do C (Controle) o gerenciamento das variáveis principais dos processos estabelecidos na produção da organização, seja bens duráveis ou serviços. Nesta abordagem, evidenciada pela figura abaixo) podemos contextualizar os problemas em várias formas e situações, todas relacionadas com a busca da melhoria da produtividade e lucratividade/resultados da organização. A ação gerencial vale para empresas privadas e organizações públicas pois os problemas, desvios, perdas, ocorrências, etc, estão em todos os lugares. Dando prosseguimento e concluindo nossas considerações no tema em pauta, temos a ação concreta sobre como solucionar problemas, liderados de forma clara e metodológica pelo gerente e seus colaboradores.

O detalhe importante nesta fase é a separação clara entre Efeitos Indesejáveis (Problemas) e o Sistema de Causas, evidenciando a ação nessas causas (itens de verificação) para possibilitar a redução ou eliminação completa dos problemas (itens de controle).

Finalizando, apresentamos um conjunto de atitudes que se destacam em comparação ao que podemos chamar de problema comportamental do gestor em 3 dimensões, O competente que atinge os resultados objetivados, o Incompetente que não atinge o que foi combinado e o Metacompetente que vai além dos resultados planejados, em especial o Kaizen/Inovação.

Fica a pergunta: Onde você se localiza?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.