1.878 – KAIZEN – O fator Melhoria Contínua como base para o Sucesso na Organização 1.878 – KAIZEN – O fator Melhoria Contínua como base para o Sucesso na Organização 1.878 – KAIZEN – O fator Melhoria Contínua como base para o Sucesso na Organização 1.878 – KAIZEN – O fator Melhoria Contínua como base para o Sucesso na Organização
1.878 - KAIZEN - O fator Melhoria Contínua como base para o Sucesso na Organização

KAIZENCompromisso de todos. Está lá na ISO 9001-2015. É parte fundamental do método PDCA, transformando de Ciclo para Espiral do PDCA, onde cada giro pode ser incrementado com a melhoria aplicável e contínua. A figura em questão foi obtida em pesquisa na internet e ainda não identificamos o autor dessa arte genial.

Ao referenciarmos o KAIZEN e consequentemente o PDCA não podemos deixar de republicar aqui no nosso Blog Gestão& Resultados o  quadro explicativo do método. Vejam a seguir:

Observem a caminhada no método (meta: direção + hodos: caminho) até chegar ao momento da melhoria contínua. Saindo do P – O que o mercado/cliente precisa? O que podemos produzir para fidelizá-lo? D – Desenvolvimento do processo de produção com a gestão da qualidade no modo “in process” e em seguida o gerenciamento dos indicadores fundamentais no quadrante C, não esquecendo da importante citação dos gurus da Qualidade: O que não se mede, não se gerencia.

É bem provável que tenhamos que atuar no processo caso haja algum desvio, ou mesmo não havendo, teremos que atuar em melhorias (oportunidades) e nesse caso nada melhor do que colocarmos nossas cabeças para levantarmos BOAS IDEIAS (Kaizen). O passo seguinte volta ao P com modificações para melhor, ou seja, chegamos a um novo patamar que certamente irá afetar positivamente o desempenho da organização junto ao mercado, e assim, novos ciclos virão.

No KAIZEN, todas as ferramentas de gestão da Qualidade são bem vindas: Clic KJ (Diagrama de Afinidades), 7 ferramentas da Qualidade, Gestão dos Indicadores, 5W2H, Matriz SWOT para auxílio à análise de Riscos e também de Oportunidades de Melhorias, entre outras ações.

Voltando ao início do Post: Todo esse processo tem um importante e definitivo fator: A capacidade do SER HUMANO nas transformações requeridas. Concorda?

Concluindo, apresentamos parte do texto da ISO 9001-2015 que dispõe sobre Melhoria – Veja:

Vamos em frente!!!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.