1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade 1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade 1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade 1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade
1.881 - A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade

Hoje vamos fazer uma viagem na área da gestão que trata dos problemas, falhas, perdas, desperdício e dos métodos e ferramentas que podemos usar para a prevenção e solução dos problemas.

Estamos propondo 3 grandes etapas para melhor visualização do conteúdo do nosso post de hoje. Vamos em frente:

Nesta primeira etapa separamos o estratégico onde colhemos referências externas de alto desempenho para efeito de Benchmark (referenciais de excelência) e os problemas típicos da rotina diária. Em seu livro, Gerenciamento pelas Diretrizes (Hosin Kanri) o mestre Falconi, membro da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade, ressalta:

  • Gerenciar é atingir metas.
  • Não existe gerenciamento sem metas.
  • Significado da palavra “diretor”: “aquele que dá a direção”.
  • A direção é a meta.

Vejamos a segunda etapa:

Aqui temos mais uma dica importante da ação do Gerente – Não confundir causa com efeito. Muitos “chefes” atuam sempre, de forma paliativa nos efeitos. É o mesmo que tratar dor de cabeça com analgésico sem pesquisar as causas fundamentais. Na minha opinião os métodos da verdadeira liderança organizacional tem tudo a ver com a medicina – o que você acha?

A figura da etapa 2 sugere que seja feita uma investigação pelo método científico para que de forma estatística se possa comprovar o comportamento das variáveis fundamentais consolidando uma situação real.

Chegamos ao momento da ação que nos indica a solução mais provável para aquela situação-problema. Voltando ao mestre Falconi: O que é um problema? “Um problema é um resultado indesejável de um processo” Portanto:

  • O problema de cada um é a sua meta não alcançada.
  • Lembrando: Resolver problemas é atingir metas
  • O Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes é estabelecido para que todos possam ajudar a resolver os problemas prioritários da empresa ou organização.
  • Torna-se, portanto, um sistema voltado para o atingimento de metas.
  • Os problemas de uma pessoa, dentro de uma organização, estão nos fins (nos seus produtos e serviços aos clientes) e não nos meios (seu processo ou seu negócio). Se nos fins estão os Efeitos indesejáveis (problemas) as Causas estão nos processos.

Como podemos agir de forma a melhorar continuamente o desempenho da empresa junto ao seu mercado/clientes. Nossa recomendação, além de várias outras de acordo com as situações detectadas é o uso de ferramentas de análise e solução de problemas. Abaixo temos uma indicação de ferramentas de gestão que são extremamente úteis não só para a solução mas para o acompanhamento e controle das variáveis fundamentais e possíveis falhas ou problemas de processo.

E ainda:

A ideia, concluindo nossa provocação neste post de hoje, é “cutucar” os gerentes para que mudem a cultura do XÁ COMIGO para o modelo Gestão pela Qualidade com forte aplicação do KAIZEN e INOVAÇÃO para reduzir problemas e aumentar a Produtividade e por conseguinte a Competitividade.

Quer saber mais, treinar sua equipe e criar times de alta performance? Fale conosco no [email protected]

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.