Neste 19/09, Segunda Feira, às 20h00, Haroldo Ribeiro, diretor da ABQ estará recebendo os seus colegas da Academia Brasileira da Qualidade, Claudius D’Artagnan e Getulio Apolinário, para responder se Deming seria ouvido hoje no Brasil e no mundo. Ambos são consultores de empresa consagrados e autores de vários livros sobre gestão e liderança.
A transmissão será feita para quase 9000 seguidores do LinkedIn (http://linkedIn.com/in/haroldo-ribeiro), para quase 6000 inscritos no canal YouTube (http://youtube.com/c/haroldoribeiro), e também no Facebook (http://facebook.com/haroldo.ribeiro).

Quem desejar receber o certificado de participação deve se inscrever pela Sympla por meio do link https://bit.ly/3RJhlf9

UM POUCO SOBRE DEMING

A base do nosso debate está na sua maior parte contida nos14 Princípios de Deming – Veja a seguir:

*Post do Blog Gestão e Resultados em 18 Julho 2016.

O Japão do pós guerra vivia o pior momento, arrasado buscava a reconstrução em meio à destruição que ia além da infraestrutura do país, ou seja, a principal luta estava na recomposição do moral dos japoneses.

É sabido aos quatro cantos a importância de W.Edwards Deming e Joseph M. Juran  neste papel importante do reerguimento do país a partir de uma nova mentalidade gerencial junto aos líderes empresariais japoneses. A questão básica estava no lema “vencer a crise”.

Sob o ponto de vista do desenvolvimento industrial brasileiro e influências mundiais, nossa crise já era de conhecimento em 2008 e foi se agravando ao longo do tempo até os dias atuais, embora o governo da época minimizasse tal episódio (a tal marolinha…).

Podemos dizer que é uma guerra um tanto diferente do Japão nos anos 50, mas trata-se de uma guerra brasileira onde registramos índices baixíssimos na educação, produtividade do trabalho, inovação, produtividade empresarial, competitividade, segurança…. entre outros indicadores estratégicos, e dentro da necessidade de vencermos estas batalhas voltamos aqui no Blog Gestão & Resultados com os famosos princípios de Deming com algumas pequenas adaptações e atualizações para os dias atuais (será que continuam válidos?).

Vamos então, aos 14 princípios de Deming para a melhoria da competitividade para o novo milênio apresentados com nossas sugestões e atualizações, fruto de estudos e práticas nas organizações em que atuamos nas últimas 3 décadas:

1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade e gerar empregos. A melhoria contínua (Kaizen) e Inovação são caminhos certeiros para a diferenciação, qualidade e resultados ao cliente.

2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A gestão ocidental deve acordar para o desafio, deve conhecer as suas responsabilidades e liderar para a competitividade através da sinergia com os parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes. Deve, a gestão ocidental  assumir a liderança da mudança.

3º princípio: Elimine a necessidade de inspeção em massa para gerar qualidade, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; Crie indicadores prioritários para certificar-se do total controle e gestão dos processos.

4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos somente com base no preço. Tenha evidências reais da qualidade incorporada nos serviços e produtos adquiridos. Lembre-se, a qualidade deve vir agregada ao fornecimento.

5º princípio: Aprimore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos; O uso de sistemas de qualidade nos moldes da ISO é altamente recomendável. Não deixe de estimular a participação dos empregados nas melhorias e nos projetos da empresa (Círculos da Qualidade, Grupos Zero Defeitos, Grupos Kaizen entre outras modalidades de participação metodológica).

6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho; As melhores empresas investem mais de 100 horas de treinamento por funcionário, por ano. O aprendizado contínuo é a garantia de bons resultados agora e no futuro.

7º princípio: Institua liderança. O objetivo da liderança deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. Crie um ambiente permanente de coaching e formação de líderes na empresa.

8º princípio: Expulse o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz e integrados (sinergia) para a empresa; A relação cliente-fornecedor interna é o que garante melhores resultados no fim da linha.

9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade com base na qualidade do sistema através do treinamento e educação contínuos na empresa.

11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança e foco nos processos dando ênfase na qualidade e na produtividade em cada etapa.

2º princípio: Remova as barreiras que privam o colaborador de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. Institua a meritocracia como base para a motivação e facilite a participação de todos na eliminação e prevenção de problemas.

13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto aprimoramento. Utilize fortemente os recursos informatizados e aplicativos digitais para facilitar a transmissão de conhecimentos tanto presenciais como também à distância.

14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo. Estabeleça novas metas e desafios a partir do compromisso da alta administração, líderes e supervisores.

SUCESSO!

Fontes:

  • DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.
  • FERREIRA, G.A – Gestão pela Qualidade sem dor de cabeça – Qualitymark editora RJ. 1998
  • WALTON, MARY – O método Deming de Administração: Marques Saraiva – 1986
  •  DEMING, W.E. – A Nova Economia para a Indústria, o Governo e a Educação – Qualitymark Editora – 1997
  • ·SATTERSTEN e COVERT – Os 100 melhores livros de negócios de todos os tempos – Apresentação Ozires Silva – Elsevier/Campus – 2010
  • ·MIRSHAWKA, VICTOR – Implantação da Qualidade e da Produtividade pelo Método do Dr. Deming – Mc Graw Hill – 1990
Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.