1.897 - Novo ciclo da ACADEMIA BRASILEIRA DA QUALIDADE - ABQ

No último dia 23 de Novembro, ocorreu em São Paulo, na sede da Fundação Vanzolini a Assembleia Geral Ordinária que elegeu a nova diretoria da ABQ para 2023-2025.

Neste momento tão especial achamos por bem reproduzir aqui no nosso Blog Gestão e Resultados o discurso de posse do novo presidente da ABQ, o acadêmico Jairo Martins.

Na foto acima os Acadêmicos no modo presencial e no quadro abaixo os demais no modo à distância.

Vamos ao Discurso de Posse ABQ – AGO 23/11/2022, pelo novo presidente:

“Acadêmicas e Acadêmicos!
Foi com bastante orgulho, com profundo sentimento de responsabilidade, além de uma certa dose de insegurança, que recebi o convite para compor a chapa da próxima diretoria da ABQ – Academia Brasileira da Qualidade, na condição de Presidente. Confesso que para mim é um grande desafio. Mas, tenham certeza que só aceitei por três motivos importantes.

O primeiro foi ter recebido esta Instituição das mãos de Eduardo Guaragna – estruturada, organizada, consolidada e de uma reputação invejável. (Na foto, Eduardo Guaragna e Jairo Martins)

O segundo foi o de ter a plena convicção de que não estarei sozinho – contarei com o apoio dos demais integrantes desta chapa que aceitaram dividir comigo a jornada pelos próximos dois anos.

O terceiro foi a certeza de que contarei, especialmente, com a ajuda das Acadêmicas e dos Acadêmicos, guerreiros, abnegados e competentes – colegas lutadores desta academia, cada um com seu perfil, suas qualidades e seu conhecimento, que com determinação doam seu tempo e compartilham as suas experiências para que a ABQ cumpra o seu propósito com excelência. O nosso grande desafio, como Academia, é “Disseminar e Fortalecer a Cultura da Qualidade no Brasil”, fazendo com que ela esteja presente no nosso dia a dia, nos Governos, nas Empresas e na Sociedade Civil. Aproveitando-me do mote do IX Seminário ABQ – Qualidade no Século XXI, não vejo a ABQ senão como o Agente Principal para tangibilizar a “Qualidade no Brasil que queremos e precisamos”. Com a “Personalia” dos Acadêmicos, oriundos dos vários setores e ramos de conhecimentos e experiências, não vejo que haja outro desafio à altura. Por onde olhamos, especialmente no nosso Brasil, constata-se que a “Qualidade tem feito falta”.

A Humanidade começou com a Qualidade restrita aos produtos, depois ampliou-se para os serviços, concluiu que era preciso a Qualidade Total. Hoje nos demos conta de que precisamos de uma Qualidade Ampla, sustentável, equilibrada nas dimensões Social, Ambiental e Econômica, de forma inequívoca, conduzida por uma Governança impecável e sem ferir os princípios da Ética.”

No quadro acima, fotos das homenagens/reconhecimentos aos acadêmicos que atuaram em projetos especiais da ABQ no último biênio.

Continuando o discurso de posse: “São apenas cinco palavras que, se compreendidas e executadas no âmbito da sua simplicidade, podem fazer a diferença e gerar os resultados que necessitamos. A ABQ precisa ser protagonista desse processo.
Aos Diretores hoje empossados, Caio Becker/Vice-presidente, Haroldo Ribeiro/Diretor de Divulgação, Kleber Nóbrega/Diretor de Estudos e Projetos, Luiz Carlos Nascimento, Diretor Administrativo-Financeiro, e aos Acadêmicos que integram o Conselho Consultivo: Eduardo Guaragna, Ana Maria Malik, Messias Borges, Joaquim Ferreira e Carlos Schauff e o Conselho Fiscal: Silvana Hoffmann, Acácia Ferreira e Vivaldo Russo, dou minhas boas vindas e meus agradecimentos pela disposição em dar suporte nesta jornada que se inicia. “Arrumada a Casa”, durante as competentes gestões passadas, para nos adequarmos à velocidade das transformações de hoje, temos que assumir muitas as tarefas.

Tenho certeza de que teremos o engajamento homogêneo de todos, mesmo sabendo das suas ocupações diversas, pois juntos, com o nosso conhecimento, bagagem e relacionamentos, somos mais fortes.
Estou confiante de que a gestão, que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, usando as nossas competências, priorizando e decidindo, de forma objetiva, os temas principais e urgentes do nosso País, sem nunca, contudo, esmorecer em relação à complexidade dos desafios que já se configuram.
Assim, como já falei, recebo a ABQ das mãos de Guaragna, que demonstrou grande competência, com “determinação e serenidade”, mesmo diante de tantas adversidades, deixando importantíssimos avanços nas nossas pautas.

A você, Guaragna, o meu agradecimento e minha admiração, principalmente por
ter conduzido este processo de forma tão transparente e colaborativa. Vou precisar muito do seu apoio e ajuda. Juntamente com a Diretoria que se despede e com a Diretoria Empossada vamos dar início ao Processo de Transição. Vamos tomar como base o Planejamento Estratégico 2021-2024, atualizado em 18/11/2022, analisar os cenários e revisar os objetivos estratégicos à luz do cenário atual e tendências para o biênio 2023-2024. Esperamos ter esse trabalho concluído até o final deste ano de 2022, para iniciarmos 2023 a todo vapor.
Quero estender, primeiramente “in memoriam” ao meu Padrinho João Mario, a todos os Acadêmicos e Acadêmicas o meu especial agradecimento. O trabalho de cada um de vocês foi e continuará sendo fundamental para a consecução dos nossos objetivos.

E para finalizar a minha fala de hoje, gostaria de deixar uma frase que sempre pautou a minha vida pessoal e profissional, e que escutava sempre do meu Pai – “Um matuto de Caruaru”, como ele mesmo se apresentava: “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir”.
Muito obrigado pelo apoio, forte abraço e um “Xêro”, à moda pernambucana.
Jairo Martins.

CONVITE ESPECIAL: Visite o nosso site da ABQ em www.abqualidade.org.br e conheça nossos projetos e realizações

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.