1.898 - A Difícil Arte de Planejar com Foco em Resultados

2022 chegando ao seu fim. Na nossa pauta consta (felizmente) uma decrescente ação da terrível pandemia, a perda da copa do mundo e um novo governo com eleições contestadas e novas premissas de governo, igualmente desacreditadas pela oposição em sua grande maioria.

Pergunta-se inicialmente: E nós, as empresas e organizações que buscam alta performance: micro, pequenas, médias e grandes?

Os indicadores atuais nos mostram que, apesar das turbulências vivenciadas nos últimos anos, o nosso Brasil abre 2023 com um desempenho muito satisfatório, quando comparado com o mundo.

A montagem deste “quebra-cabeça” exige dos líderes e colaboradores um novo pensar, mesmo usando uma matriz já conhecida. Como diz o Prof. Vicente Falconi: “O PLANO é flexível, porém, o OBJETIVO é obrigatório”. Aqui, em curtas palavras o OBJETIVO é definido em três partes obrigatórias que se complementam: 1. SOBREVIVÊNCIA, 2. CRESCIMENTO, 3. COMPETITIVIDADE.

MATRIZ METODOLÓGICA – Tarefa recomendada: Reúna a sua equipe e responda às questões da matriz a seguir. Vamos em frente? Completaremos nosso trabalho chegando até o 10o.ponto da matriz, Não desanime!

Continuando:

Chegamos ao final da nossa matriz que podemos chamar, também, de: OS 10 PONTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM FOCO EM RESULTADOS.

A pergunta que fica é a seguinte: VOCÊ (SUA EMPRESA) TEM TEMPO E DEDICAÇÃO PARA PENSAR NO FUTURO E CONSTRUIR O CAMINHO?

Desejamos motivação de todos com competência e muito SUCESSO!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.