1.900 - Inspirações da trajetória de um Consultor Organizacional

Nosso post de hoje traz dupla participação, ou seja, a do mestre e guru da Qualidade, nosso amigo Claudios Dartagnan e do amigo e colaborador assíduo do nosso Gestão e Resultados, o Professor Luiz Carlos Gianello.

Gianello ao receber o seu exemplar do livro “A Jornada do Consultor” diretamente das mãos do autor, D’Artagnan,  mergulhou nas suas 270 páginas devorando cada capítulo, mergulhando na vivência real  misturando emoções, planos e realidades fantásticas.

Nesta viagem pelo mundo da consultoria, Gianello se deteve em um ponto especial, ou seja, nas bases que dão sustentabilidade para o trabalho eficaz do consultor tendo a obra de D’Artagnan como referência. Veja a seguir a síntese desta caminhada.

O consultor é um profissional/educador itinerante, que atua fortemente ancorado no que podemos denominar de AS SETE BASES, que precisam estar bem definidas, plantadas e claras em sua mente, para que o trabalho de consultoria dê certo:

1 – Um sólido conhecimento teórico-prático, pelo menos em alguma área importante do saber, um conhecimento do qual muitas pessoas e organizações precisam para serem melhores naquilo que se propõem a fazer;

2 – Uma incansável disposição pessoal para aprender mais e mais, e para continuamente ampliar e aprofundar seus saberes pessoais e profissionais;

3 – Um ideal de vida como pano de fundo de seu trabalho – um ideal que possa ser traduzido em palavras, explicado claramente aos outros e pelo qual o consultor acredita poder ajudar a tornar o mundo ao menos um pouco melhor do que o encontrou;

4 – Uma ética profissional irrepreensível, que esteja sempre presente em suas relações com as pessoas, com as organizações e nos negócios em geral – envolvida nas ideias, propostas, preços, prazos, direitos e deveres.

5 – Um grande sentimento de prazer por enfrentar novos desafios, que o leve a desejar ou mesmo a procurar novas situações ainda não vividas e não resolvidas, buscando solucioná-las e aprender com elas.

6 – Grande vigor pessoal e muita disposição para trabalhar; e…

7 – Uma efetiva capacidade de convencimento das pessoas, para que compreendam bem suas ideias, acreditem nelas e embarquem com prazer no processo de aprendê-las

Aproveitamos a oportunidade para criar uma representação gráfica do nosso entendimento em relação às 7 bases que sustentam o sucesso da consultoria – Veja a seguir:

Estes atributos são coisas que nós vamos aprendendo, clarificando e aperfeiçoando com a vivência, pé na estrada e tempo de experiência.

Este texto foi inspirado no  livro: A JORNADA DO CONSULTOR, Autoria de Claudius D`Artagnan Barros. Na contracapa do livro é oferecido pelo autor conteúdo on line gratuito sobre liderança, qualidade, relações com o cliente e empreendedorismo, acessando youtube.com/dartabarros. Vamos lá?

Informação importante

Caso nossos leitores queiram adquirir o livro, favor fazer contato conforme informações a seguir:
Envie solicitação pelo email: [email protected]
Contato: Valeska Bega – Ger. Administrativa.

Estudo e destaques do texto original pelo Prof. Luiz Carlos Gianello. Ilustração, Getúlio A. Ferreira

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.