1.901 - Reforçando a Liderança Eficaz pelo uso da Metodologia APBS.

Em adição aos vários livros que já foram escritos sobre a capacidade de gerenciar e obter resultados na organização (empresas, serviços públicos e sociais) estaremos neste post sintetizando método e ferramentas que se tornam instrumentos vitais para a gerência focada em resultados.

Considerando que, “A missão do gerente é resolver problemas”, para que esta missão seja cumprida com sucesso nada melhor do que usar método e ferramentas apropriadas.

Vamos ao nosso roteiro da Metodologia de Análise e Solução de Problemas.Nestas duas etapas, 1 e 2, usamos o Brainstorming com a equipe para levantar todos os problemas da área e em seguida a sistematização dos mesmos no Diagrama Ishikawa, também chamado de Espinha de Peixe Causa e Efeito.

Em seguida vamos levantar dados estatísticos para confirmar prioridades de ataque aos problemas através do Gráfico de Pareto onde “poucos são vitais e muitos são triviais”.Selecionado o problema principal vamos estabelecer quais são as causas prováveis e em seguida a apresentação dos dados de comportamento desta variável ao longo do tempo e também análises comparativas conforme fases 3 e 4.

Começamos nas fases 5 e 6 a caminhada em busca das soluções para os problemas selecionados e em seguida a equipe volta a se reunir para o Brainstorming de busca das soluções prováveis.

Fases 7 e 8 – Estamos chegando na reta final aplicando a visão sistêmica do PDCA visando a solução definitiva com a apuração dos dados finais e o treinamento dos envolvidos para o bloqueio e manutenção dos novos níveis de desempenho conquistados.

Verificando agora o antes e o depois da implantação das correções e melhorias no processo e quantificação do ganho obtido: Sucesso! Concluímos a caminhada com a checagem final e padronização dos novos níveis de desempenho demonstrados nas fases 9 e 10.

Chegando ao final da caminhada nas fases 11 e 12. As conclusões finais mostram o sucesso da aplicação da metodologia que por si só já é fator motivacional para a equipe e estímulo para dar continuidade ao processo de Melhoria Contínua – Kaizen, buscando resultados ainda mais desafiadores.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.