1.905 - A Criatividade como base da Inovação e a Competitividade!

Essas anotações fazem parte de uma pesquisa que fizemos em busca de novos conceitos e significados do ato criativo transformando-se em produtos e serviços Inovadores. Estivemos lá no endereço da Fantástica Fábrica Criativa, o qual recomendo aos nobres seguidores do nosso blog Gestão e Resultados.

As 5 Dicas para ser mais Criativo e Inovador são de uma leveza surpreendente e por si só já explicam pela simplicidade o caminho a ser seguido por líderes e colaboradores na organização – seja ela pública ou privada.

Nossos comentários em adição ao conjunto das 5 dicas anotadas:

1. Fazer o mesmo o tempo todo é como retornar ao passado. Saia da proteção e da comodidade e corra mais riscos, questionando o senso comum.

2. Multiplique o número de ideias – dica que nos lembra Linus Pauling: “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter muitas ideias”.

3. Avance em outras áreas do conhecimento e aprenda coisas novas o tempo todo. Não tenha medo de enfrentar os novos desafios pois com eles você vai crescer e adquirir musculatura para os novos empreendimentos.

4. Crie um tempo especial para pensar coisas novas. Uma cabeça arejada se torna mais espaçosa para receber e trabalhar ideias criativas e inovadores.

5. Aceite as cobranças, críticas, sugestões e opiniões, mesmo aquelas que você poderia rotular de “malucas” ou insensatas. Corra o risco de ir além do Kaizen chegando ao ponto crítico da inovação através das necessidades dos clientes e suas cobranças e ou através da antecipação das necessidades dos clientes pela inovação desruptiva.

Concluindo o nosso post: “Errar, errar e errar de novo faz parte. Errar não é um problema. Sério, não é mesmo. Aliás, quanto antes você descobrir uma falha, melhor. Assim não perde tempo descobrindo essa falha mais adiante, quando consertá-la vai custar muito mais caro.

Pense na velocidade de crescimento de startups. É uma ilusão achar que tudo será perfeito e indefectível. A correção de rota é parte da evolução dessas empresas. Existe até um termo para as maiores correções, que é “pivotar”. Mas essa é uma grande mudança de cultura nas corporações, que até hoje só vêm premiando o acerto. (Mundocriativo.art.br)

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.