1.913 - Gestão do Trabalho Voluntário X Empresas X Pessoas

Nossa Semana da Mulher evidenciada e reverenciada pelo nosso Blog Gestão e Resultados chega agora no nosso ambiente capixaba com a presença ilustre da amiga Ana Luiza. Além de suas qualificações certificadas pelas atividades desenvolvidas está a capacidade incrível de motivar pessoas. Foi através dela que criamos o projeto SINERGIA & ARTE possibilitando nossas exposições artísticas no ambiente do Rotary Club de Vitória, Prefeitura de Colatina, Sindifer e na Cervejaria Fratelli em Vitória. Vamos ao texto da Ana Luiza:

A Essência do Trabalho Voluntário

Que o trabalho voluntário beneficia a vida de quem o pratica é fato, mas vamos enumerar alguns desses benefícios:

  • Melhora o humor,
  • Melhora a comunicação,
  • Melhora a visão de mundo,
  • Melhora a espiritualidade,
  • Existem depoimentos de melhoras significativas em transtornos psicológicos,
  • Entre tantos outros benefícios.

Podemos dizer que a figura acima é a pura realidade do Trabalho Voluntário – Pensamento e AÇÃO, sem a qual as grandes mudanças positivas no mundo não teriam acontecido.

E qual o motivo do trabalho voluntário trazer tantos benefícios?

Ao desenvolver o trabalho voluntário em hospitais, clinicas, casas de repouso, escolas, catástrofes ambientais, guerras, entre tantas outras possibilidades, estando tão perto da dificuldade e necessidade do outro aflora a essência do ser humano, o amor ao próximo, a empatia, a escuta atenta e o não julgamento.

Nos colocamos na posição de colaboradores atentos, rápidos e ouvintes clementes na busca de soluções para o problema/desafio do outro.

Esse lado mais humano aflorado, espalha mais cuidado, empatia e um olhar mais humanizado para todos.

Qual reflexo do voluntariado dentro das empresas?

Quando um colaborador exerce trabalho voluntário, ele carrega uma bagagem de todos os benefícios e aprendizados que recebe.

Esse ser humano mais sensível as necessidades do outro, exerce sua função com mais conexão e empatia dentro da empresa.

Vamos citar alguns reflexos diretos nos colaboradores que exercem trabalhos voluntários:

  • Tem uma melhor escuta,
  • Trata os conflitos com mais sabedoria e serenidade,
  • Melhora as habilidades de aprendizado,
  • Maior senso de comprometimento com suas tarefas,
  • Gera mais positividade no ambiente,
  • Melhora seu relacionamento com colegas e superiores,
  • Mais foco no coletivo.

Quando esse voluntário exerce dentro da empresa um cargo de liderança, ele contribui ainda mais para o desempenho positivo da equipe e os resultados da empresa, pois se torna um líder humanizado, assim ele passa a ter:

  • Mais empatia;
  • Escuta atentamente;
  • Possui uma comunicação assertiva;
  • Aprende a lidar com cada pessoa individualmente;
  • Reconhece e valoriza o time e os bons desempenhos;
  • Lidera pelo exemplo;
  • Inspira e influencia pessoas.

O líder humanizado, que pratica a Inteligência Emocional, que tem autoconsciência, auto-gestão, empatia e habilidade social leva sua equipe a patamares mais altos, transforma a equipe.  Exige da sua equipe de forma mais assertiva, porque ele conhece cada membro a fundo, isso leva a todos a um nível de elo colaborativo e criativo e os resultados são alcançados com mais leveza e participação mútua.

O voluntariado auxilia em um momento que se faz necessário olhar mais uns para os outros, acolher mais e fazer a diferença nas empresas.

Como está o incentivo de trabalhos voluntários dentro da sua empresa?

Que ações sua empresa promove para disseminar uma cultura de auxílio as comunidades e projetos sociais em torno de onde está instalada?

Sua empresa tem líderes humanizados ou apenas chefes?

 

Nossa participante da Semana da Mulher no Blog Gestão e Resultados, Ana Luiza é Empreendedora e Voluntária, fundadora do Instituto Vagalume: @instituto Vagalume. É também nossa companheira no Rotary Club de Vitória onde exerce forte liderança em projetos sócio culturais, entre outros.

Graduada em Ciências Contábeis, formação em Gestão da Qualidade e Psicologia da Liderança, entre outros cursos.

Atua a mais de 25 anos em órgão públicos e empresas privadas, nos setores de serviços, logística e alimentação, gerenciando pessoas com ênfase em metas, treinamento, auditoria, supervisão e gestão estratégica.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.