1.918 - Os 7 Atributos da Empresa Vencedora e o destaque da Inovação

Comentando os 7 Atributos

Analisando uma amostragem de excelentes empresas no mercado podemos listar alguns dos muitos atributos que podem contribuir para o sucesso de uma empresa vencedora. Alguns dos mais importantes incluem:

  1. Inovação: As empresas vencedoras geralmente são inovadoras, desenvolvendo produtos ou serviços únicos e diferenciados que atendem às necessidades dos consumidores de uma maneira nova e criativa.
  2. Foco no cliente: Estão sempre focadas em fornecer a melhor experiência possível para seus clientes, ouvindo suas necessidades e fornecendo produtos e serviços que atendam  e muita vezes até superam as suas necessidades.
  3. Liderança forte: Geralmente têm líderes fortes e eficazes, que são capazes de inspirar e motivar sua equipe, tomar decisões difíceis e liderar a empresa na direção certa. São líderes sintonizados com o ponto 1 de Deming, cuja base é a “Constância de Propósitos”
  4. Cultura organizacional: Têm uma cultura organizacional forte e positiva, que promove a colaboração, a criatividade e a inovação, e atrai e retém os melhores talentos.
  5. Agilidade e adaptabilidade: As empresas vencedoras são ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado e às novas tendências, mantendo-se à frente da concorrência.
  6. Excelência operacional: São capazes de entregar seus produtos e serviços com alta qualidade, eficiência e consistência, garantindo a satisfação do cliente e a eficácia dos processos internos.
  7. Visão clara e estratégia sólida: Concluindo, as empresas vencedoras têm uma visão clara do seu propósito e uma estratégia sólida para alcançar seus objetivos de negócios a médio e longo prazos, mantendo-se fiéis aos seus valores fundamentais.

Para fechar o raciocínio acrescentamos aos nossos 7 atributos uma visão geral do livro FEITAS PARA DURAR (veja a seguir) que contribui para somar conceitos e práticas na temática proposta. Faça sua análise.

“Feitas para Durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias” é um livro escrito por Jim Collins e Jerry I. Porras, que apresenta uma extensa pesquisa sobre empresas bem-sucedidas e duradouras. O livro analisa 18 empresas visionárias que prosperaram por pelo menos 50 anos, explorando as práticas, estratégias e valores que as tornaram excepcionais e únicas.

Os autores identificam seis características principais compartilhadas por essas empresas, que incluem a construção de uma visão duradoura e uma ideologia central, a preservação de uma cultura forte e consistente, o estabelecimento de uma liderança sólida e comprometida, a busca constante pela inovação e a excelência operacional, além de uma abordagem estratégica e flexível em relação a mudanças e desafios.

O livro oferece insights valiosos para líderes empresariais e empreendedores que desejam construir empresas duradouras e bem-sucedidas, destacando a importância de uma visão clara, uma cultura forte, liderança comprometida e uma abordagem estratégica sólida para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Observa-se que os textos se complementam e dão destaque aos pontos mais fortes da análise, concorda?

O Atributo INOVAÇÃO

Nas abordagens constatamos que o termo INOVAÇÃO aparece como uma base para tornar a empresa bem sucedida e competitiva. Como trabalhar a INOVAÇÃO? Vejamos a seguir:

Pergunta-se, quais são as principais etapas ou fases da INOVAÇÃO nas empresas?

As principais etapas de um processo de inovação nas empresas podem variar de acordo com a abordagem e metodologia adotadas, mas geralmente incluem as seguintes:

  1. Identificação de oportunidades de inovação: Nesta etapa, a empresa procura identificar oportunidades para inovar em seus produtos, serviços, processos ou modelo de negócios. Isso pode envolver a análise do mercado, concorrência, tendências e necessidades dos clientes.
  2. Geração de ideias: Uma vez identificadas as oportunidades, a empresa busca gerar ideias para inovar. Isso pode ser feito por meio de brainstorming, design thinking, co-criação com clientes, método KJ (Kawakita Jiro) ou outras abordagens.
  3. Seleção de ideias: Nem todas as ideias geradas serão viáveis ou relevantes para a empresa. Nesta etapa, é necessário selecionar as ideias mais promissoras para seguir adiante. Esta seleção pode ser feita com a ferramenta do GUT – Análise de Gravidade, Urgência e Tendência.
  4. Desenvolvimento de protótipos: As ideias selecionadas são desenvolvidas em protótipos que possam ser testados e avaliados. Isso pode envolver a criação de produtos mínimos viáveis (MVPs), modelos de negócios ou outros tipos de protótipos.
  5. Testes e validação: Os protótipos são testados e validados para avaliar sua viabilidade, eficácia e aceitação pelo mercado e pelos clientes.
  6. Implementação: Se os testes e validações forem bem-sucedidos, a empresa pode seguir adiante com a implementação da inovação em sua operação.
  7. Monitoramento e avaliação: Depois de implementada, a inovação deve ser monitorada e avaliada continuamente para garantir sua eficácia, eficiência e impacto no negócio. Isso pode levar a melhorias contínuas (Kaizen) e a novas oportunidades de inovação.

Os caminhos estão claros e necessitam de grande aplicação e aprofundamento de todos nós. Nossa experiência real na USIMINAS e também na antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, hoje ArcelorMittal nos mostrou o quanto devemos agir para a promoção do trabalho em equipe com profunda atuação dos líderes, gerentes das áreas participantes, buscando o Kaizen/Melhorias contínuas e a Inovação (Kayriô) com a ajuda e participação da antiga sócia, Kawasaki Steel Co. Bons momentos, belos dias e excelentes resultados econômicos.

Bibliografia recomendada:

Nossos agradecimentos aos parceiros e instituições que apoiam e motivam o nosso Blog Gestão e Resultados na sua missão. Em breve, com grande festa estaremos comemorando 2.000 posts. Aqui vai a primeira parte destes fantásticos parceiros:

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.