1.953 - Desafios de Uma Nova Era - Pontos de reflexão e AÇÃO

Originalmente nosso post de hoje tem como base uma palestra realizada na Assembleia Legislativa do ES recentemente, a convite do Deputado Estadual Delegado Danilo Bahiense. Apresentamos nesta oportunidade os principais Pontos de Reflexão e Ação que ativam e consolidam o modo de gestão e liderança focados em resultados. Os pontos aqui estruturados valem tanto para os negócios e empreendimentos privados como também para organizações do 3o. setor além das organizações públicas (governos).

Na abertura da nossa apresentação para uma plateia de políticos e cidadãos citamos as grandes oportunidades que se apresentam para que possamos mudar as realidades estagnadas e falta de uma gestão competente, tendo como exemplo a necessidade de melhoria dos resultados via gestão e liderança dos quase 5.570 municípios do Brasil.

Na oportunidade registramos o nosso destaque para a luta da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ que trabalha com afinco pela Cultura da Qualidade em todo o Brasil. Lembramos desde já o X SEMINÁRIO ABQ – QUALIDADE SÉCULO XXI que ocorrerá nos dias 9 e 10 de Novembro sendo transmitido gratuitamente para todo o Brasil – faça já sua inscrição no www.abqualidade.org.br.

Outro destaque é o esforço atual de reestruturação da nossa UBQI, com quase 40 anos de existência no ES.

VEJA AGORA OS 7 PONTOS FUNDAMENTAIS DA REFLEXÃO E AÇÃO

Neste quadro, destacamos a importância do uso do Método e em especial o famoso e importante PDCA. No ponto 1 ressaltamos a parábola dos cegos e o elefante já bem conhecida pelos amantes da Qualidade, Inovação e Produtividade. No ponto 2, vem a importante visão sistêmica do PDCA e sua importância para a gestão e liderança focada em resultados.

Os pontos 3 e 4 nos remetem a uma profunda reflexão sobre nossa forma de liderar (ou seria, chefiar?). Duas frases importantes no ponto 3 – Tudo vem das pessoas, atribuída a Tom Peters autor do livro Em Busca da Excelência, best seller de mais de 30 anos e que continua, com seus exemplos valendo a leitura e aprendizagem. No ponto 4 desdobramos o ponto central em 5 dicas fundamentais – Fizemos aqui um direcionamento proposital para nossas prefeituras em todo o Brasil.

Os pontos 5 e 6 continuam dando ênfase no SER HUMANO mostrando que pesquisas recentes demonstram que pessoas motivadas e felizes contribuem de forma positiva e decisiva para a melhoria do desempenho da produtividade das empresas. O Jornal O GLOBO de 23 de Setembro publicou extensa matéria sobre o assunto. No ponto 6 temos o recado fortíssimo de Peter Drucker sobre a realidade das organizações – O que você acha?

Fechando o nosso post de hoje em momento de grandes crises no mundo e também no nosso Brasil. A pergunta que não quer calar é: VOCÊ VAI FICAR AÍ PARADO?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.