10 regras fundamentais para a melhoria da produtividade e competitividade 10 regras fundamentais para a melhoria da produtividade e competitividade 10 regras fundamentais para a melhoria da produtividade e competitividade 10 regras fundamentais para a melhoria da produtividade e competitividade

O Projex é uma organização fictícia para a qual montamos as 10 regras de ouro, ou regras fundamentais para o atingimento da gestão eficaz, ou seja, buscar com competência, trabalho e ousadia os melhores resultados de qualidade, inovação, produtividade e competitividade.  Veja o quadro a seguir e faça sua análise de cada regra já pensando na sua própria empresa. Aplica-se a qualquer tipo de organização, seja pública ou privada. Experimente:

GAF_2016.01.06_19h32m22s_002_O propósito deste quadro que tem como autor o escritor Carlos Alberto Júlio ( A Arte da Estratégia) é fornecer ao empreendedor um roteiro para que ele possa reorientar suas estratégias.

UMA IDEIA PRÁTICA

Estamos vivenciando o que podemos dizer de “caos na saúde” não é mesmo? Já pensou se fosse obrigatório em cada secretaria, hospital ou qualquer outro aparelho da saúde a adoção da prática dessas 10 regras de ouro?

Não adianta que sejam feitas reclamações e reivindicações pontuais, sabemos todo nós que o problema crucial é a FALTA DE GESTÃO COMPETENTE. A partir da Gestão tudo que vem a seguir passa a ter uma outra forma, isso não há dúvidas.

Será que, em complemento as 10 regras de ouro,  algum político iluminado pudesse ter a genial ideia de um projeto onde tais estruturas da saúde brasileira fossem obrigadas a obter uma Certificação nos moldes da ISO 9001-2015, incluindo aí as melhores práticas de gestão de pessoas onde o mérito fosse premiado?

Será que poderíamos também criar no conceito do Learning Organization um modelamento de aprendizado contínuo e permanente com o objetivo de integração de processos e melhorias sinérgicas na organização?

São apenas perguntas. Vários hospitais foram construídos pelo Brasil à fora e outros estão sendo construídos com seríssimas pendências de gestão e foco nos resultados – o problema é a sociedade achar que tudo isso é …. normal. Aí não haverá solução para mais nada – concorda?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.