1851 – O Desafio de Pensar e Planejar essa “Tal Produtividade”. 1851 – O Desafio de Pensar e Planejar essa “Tal Produtividade”. 1851 – O Desafio de Pensar e Planejar essa “Tal Produtividade”. 1851 – O Desafio de Pensar e Planejar essa “Tal Produtividade”.
1851 - O Desafio de Pensar e Planejar essa "Tal Produtividade".

Viajando pelo Brasil na prestação de consultorias nas áreas da Qualidade, Inovação e Produtividade me deparei com esta mensagem gravada em uma proteção de tecido no alto da poltrona de um voo da antiga TAM.  A mensagem da Pricewaterhouse & Coopers, de 2009, continua válida até hoje. Trata-se de um comportamento, entre vários outros, que impede que os planos tenham eficácia e efetividade na sua implementação e atingimento dos resultados.

Resistências a “abrir os olhos”, falta de tempo, imposições x trabalho de equipe, métodos inadequados… enfim, a lista é longa.

Qualquer pesquisa que se faça junto aos líderes (ou chefes) organizacionais (públicos e privados) iremos constatar, em grande parte, que chegamos até o final deste ano embrulhados nos problemas da rotina e que o plano para 2022 e anos seguintes ficou impossibilitado de ser concluído (por justificada falta de tempo).

Mas…. digamos que ainda há tempo. Einstein já dizia que a melhor técnica para as realizações é a VONTADE. Veja então, o quadro a seguir, dentro do estilo VALE A PENA VER DE NOVO (execução idem).

Os itens de 1 a 3 estão ligados ao PENSAR – problemas enfrentados, entre eles o cruel problema da COVID 19, (previstos ou não), o que deveríamos ter feito e o que realmente fizemos em termos de erros e acertos (tragédia para uns e aprendizado para outros). Em seguida a clássica pergunta: ONDE QUEREMOS CHEGAR? e qual é a métrica definida para as metas e desafios?

Os passos de 4 a 6 dão base para que as Metas/Desafios possam efetivamente ocorrer com relativo sucesso. Vamos em frente:

Neste bloco temos o fechamento do fluxo do planejamento focado no CLIENTE. Na visão do macro processo organizacional nós temos que fazer o alinhamento do plano em duas situações: 1. O que o cliente quer e precisa (Marketing In), e 2. O que o cliente não pediu mas que fará enorme diferença em sua vida e necessidades futuras (Product Out). Na primeira situação nós estamos falando do marketing tradicional e mesmo sendo tão óbvio ainda temos muitas dificuldades em realiza-lo. A segunda situação tem relação direta com Inovação em produtos e serviços ao cliente. O entendimento e prática das duas situações, com sucesso, vai depender novamente da nossa disponibilidade de tempo e competência para gerir todo o sistema.

Concluindo: Abra os olhos e defina tempo e prioridades para assegurar que sua organização, sua empresa irá atingir o sucesso, mesmo que hoje seja mais lento, mas que seja na DIREÇÃO CORRETA. Dificuldades aparecerão, mas com planejamento e total aplicação, poderão ser vencidas.

Aproveitamos o momento para deixar nossa reflexão de Natal e Ano Novo para nossos leitores do Blog Gestão & Resultados:

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.