1,871 – Gerenciamento com base em dados e fatos. O caminho de Deming 1,871 – Gerenciamento com base em dados e fatos. O caminho de Deming 1,871 – Gerenciamento com base em dados e fatos. O caminho de Deming 1,871 – Gerenciamento com base em dados e fatos. O caminho de Deming

Mesmo que as novas tecnologias venham impactar nossos líderes atuais e futuros, não há como pensar em resultados de produtividade sem levar em conta os princípios básicos de uma liderança competente e eficaz.

O legado de Deming tem uma força indiscutível e não podemos deixar de destacar alguns momentos especiais entre eles sua obsessão em exigir dos gestores maior envolvimento e comprometimento com a gestão baseada em dados e fatos reais da rotina diária.

Nas figuras abaixo temos uma síntese de sua recomendação e junto a visão geral do método PDCA que poderíamos também denominar de CAPD, quando as ações futuras, novos projetos e desenvolvimento dos processos são precedidos pelo conhecimento real dos desempenhos dos mesmos.

A palavra CONTROLE sempre foi vista com reservas pelo ocidente, pois lembra a figura daquele supervisor que exerce uma CHEFIA na base do “manda quem pode, obedece quem tem razão” onde a truculência é exercida como forma de se obter resultados.

Nosso objetivo hoje é PENSAR, refletir e encontrar caminhos inteligentes para que possamos exercer uma liderança de alto nível.

Fica aqui uma pergunta: Como você gerencia (Chefia ou Liderança) processos, pessoas, estruturas/sistemas na sua organização?

Em caso de dúvida, fale conosco!

Até breve.

Ilustrações: Getulio A. Ferreira

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.