2005 - Receita Eficaz na Busca da Gestão da Qualidade na Organização

7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – ISO 9001-2015

Neste post estamos retornando ao nosso grande desafio da Gestão da Qualidade como fator de sucesso na organização perante o seu mercado de atuação. Aqui vão os nossos comentários sintéticos sobre o cerne da ISO 9001.

EM DESTAQUE: Os sete princípios da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001. Esses princípios são diretrizes que orientam as organizações na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficaz. São eles:

  1. Foco no Cliente: A qualidade começa com o entendimento e a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes. O objetivo é aumentar a satisfação do cliente, buscando fidelidade e garantindo que os produtos ou serviços ofereçam valor.
  2. Liderança: A alta direção deve estabelecer uma visão clara e objetivos que orientem todos os membros da organização. Uma liderança eficaz inspira e motiva, promovendo uma cultura de qualidade e engajamento para atingir as metas
  3. Engajamento das Pessoas: Pessoas em todos os níveis são essenciais para o sucesso da organização. O engajamento das equipes permite que as competências sejam aplicadas de forma plena, aumentando a colaboração e o senso de responsabilidade.
  4. Abordagem de Processo: Essa abordagem envolve a gestão e controle das atividades e recursos como processos interrelacionados, visando maior eficiência e resultados consistentes. Ajuda a otimizar o desempenho organizacional ao conectar processos e assegurar o cumprimento das expectativas do cliente.
  5. Melhoria Contínua: A busca por melhorias contínuas (Kaizen) é um princípio essencial para a longevidade e a competitividade da organização. Estabelecer uma cultura de melhoria contínua é vital para responder a mudanças e melhorar o desempenho geral da empresa.
  6. Tomada de Decisões Baseada em Evidências: Decisões eficazes devem se basear em análises de dados e informações confiáveis. A coleta e análise de dados ajudam a compreender melhor os processos e a identificar oportunidades de melhoria de maneira precisa.
  7. Gestão de Relacionamento: O sucesso de uma organização depende da criação de boas relações com as partes interessadas, incluindo fornecedores e parceiros. Manter relações harmoniosas e mutuamente benéficas melhora a cadeia de valor, otimizando processos e assegurando um desempenho mais sustentável.

Esses princípios, quando aplicados de forma integrada, contribuem para a eficiência do SGQ, fortalecendo a qualidade dos produtos e serviços e promovendo uma maior satisfação do cliente.

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.