Temos acompanhado a trajetória da 3M desde a década de 80 (principalmente pelo foco na Inovação). A empresa, em seu site lança um novo projeto interetativo com foco na educação para inovar. Veja a descrição do mesmo pela 3M: “O projeto Seminários de Inovação foi desenvolvido para difundir a cultura de inovação da 3M, a partir das nossas experiências e práticas com palestras e eventos junto à empresas, instituições, universidades e também para os visitantes do Centro Técnico para Clientes, em Sumaré-SP.
A empresa resolveu disponibilizar alguns desses conteúdos online através do site 3M Inovação a fim de contribuir com a disseminação dessa cultura de inovação, estimulando pessoas e empresas a se engajar em processos cada vez mais criativos.
UMA EMPRESA INOVADORA
A 3M é reconhecidamente uma das empresas mais inovadoras do mundo. Em um século, foram geradas centenas de inovações premiadas em diversas áreas e até hoje, continuamos com o propósito de desenvolver produtos revolucionários que tornem a vida melhor, mais saudável e mais segura. E a nossa cultura de inovação parte do princípio em saber que uma inovação depende principalmente de pessoas, mas também necessita de ferramentas, investimentos e compartilhamento de ideias.
Por essa razão, a 3M coloca como fundamental um ambiente organizacional favorável, e isso se reflete na postura das lideranças, na transparência das comunicações, no respeito e no reconhecimento dos funcionários, nos investimentos em pesquisa e na gestão do conhecimento.
FILOSOFIA DE GESTÃO

McKnight foi colaborador da 3M durante 60 anos. Começou como um simples organizador de livros até se tornar Presidente da 3M, em 1929, e por fim, o Chairman Of The Board (Presidente do Conselho) da companhia (1949 até 1966).
McKnight visualizou que a empresa somente seria bem-sucedida se investisse na qualidade dos produtos. Por seu esforço, em 1916, a 3M construiu seu primeiro laboratório de qualidade assegurada. Na mesma época, McKnight estabeleceu outro paradigma na 3M: a regra de estar sempre próximo aos clientes. Esta proximidade, inédita na época, permitia reunir comentários e sugestões para que os produtos 3M fossem aperfeiçoados além de vislumbrar novas oportunidades de negócios.
Por fim, foi um dos primeiros a incentivar o intraempreendedorismo – incentivo ao empreendedorismo interno – estimulando funcionários da 3M a buscar ideias para novos produtos, como por exemplo, a regra dos 15% do tempo livre dedicados à inovação.
fonte: www.3minovacao.com.br – veja disponibilidade de material sobre inovação para download.

