7 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes 7 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes 7 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes 7 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes
7 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes

Para que as empresas consigam sobreviver no mercado e destacar-se da concorrência, o cliente deve ser prioridade. No levantamento realizado pelo Sebrae sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas no primeiro ano de atividade, a falta de clientes ficou em primeiro lugar, afetando 29% dos negócios. Pensando nisso, a Octadesk, startup desenvolvedora de sistemas voltados para gestão de relacionamento com os clientes, preparou dicas infalíveis para atrair e fidelizar mais consumidores. Confira:

1. Entenda seu consumidor e dê voz a ele
Para agradar o consumidor é importante entender quais expectativas ele tem e entender os processos pelos quais ele passa até chegar à sua tomada de decisão. Conhecê-lo também é fundamental para determinar as estratégias de marketing do seu negócio. Realize comitês, tanto para a área executiva, como para funcionários e clientes. Assim, você tem contato direto com as opiniões e sugestões que o consumidor tem para oferecer.

2. Entregue valor e não produtos
GAF_2017.09.02_22h48m02s_012_Quando o consumidor busca uma empresa, ele não está interessado apenas em comprar o produto, ele quer comprar um valor. Por exemplo, um cliente que, frequentemente, tem dor nas costas por conta de um colchão ruim e decide adquirir um novo modelo não irá buscar apenas um colchão, mas conforto, uma noite tranquila de sono e alívio da dor, então, é isso que você deve vender. Os clientes têm valores diferentes conforme o contexto em que se encontram, alinhe os valores da sua empresa com os valores de cada um deles.

3. Converse com a equipe de atendimento
Quem mais entende sobre o seu consumidor é quem está em contato direto com ele: sua equipe de atendimento. Ela está sempre escutando as queixas e elogios que os clientes fazem à sua empresa. Aquilo que não atende as expectativas dele, o que mais o agrada, o que ele mais procura são respostas conhecidas pelos seus funcionários. Então, aproveite-se disso e realize entrevistas e pesquisas junto à equipe de atendimento para conhecer melhor o cliente.

4. Invista em cultura
Cultura organizacional é um conjunto de valores e práticas que movem uma empresa e que são compartilhados por todos. Cada empresa tem uma cultura organizacional própria. Quando seu objetivo é ter um bom atendimento ao cliente, você precisa criar uma cultura organizacional de atendimento, ou seja, precisa incorporar a qualidade de atendimento como um valor primordial para toda a empresa.

5. Aposte em treinamento e desenvolvimento
No mundo atual, o cliente tem, à sua disposição, uma infinidade de produtos muito semelhantes. Frequentemente, o que acaba fazendo a diferença e influenciando a escolha do consumidor é a qualidade do atendimento recebido. Assim, é preciso compor uma equipe disposta e preparada para lidar com diferentes clientes. Nesse contexto, investir em treinamento é fundamental, já que o comportamento dos atendentes forma a primeira impressão que o cliente tem.

6. Monitore métricas e metas
Metas envolvem objetivos e alinhamento estratégico, tanto em relação à empresa, como em relação 20161210_110715à equipe e a cada funcionário, individualmente. É essencial definir metas e alinhar as etapas que deverão ser seguidas para o cumprimento de cada uma delas. Já as métricas são fundamentais para que você veja como anda o seu atendimento, permitindo que você faça uma avaliação precisa sobre o momento atual do negócio. Assim, você pode verificar se os treinamentos que oferece são eficientes, se as metas estabelecidas são realistas e se seus funcionários estão se esforçando para cumpri-las.

7. Sempre ofereça um bom atendimento ao cliente
É importante reconhecer o que foi alcançado pela empresa em termos de atendimento ao cliente, mas isso não significa que você deva contentar-se com o que foi feito e estagnar-se num modelo único. Arriscar algo novo, muitas vezes, traz resultados positivos surpreendentes. Esteja sempre atualizado às novidades de mercado, avaliando o que vale a pena ser incorporado ao seu modelo de negócio. No contexto atual, é preciso manter-se sempre em movimento para não ser pego desprevenido por um concorrente novo na praça.

Como você pode ver, manter um atendimento de excelência não é tarefa fácil e exige o envolvimento de toda a empresa, mas o resultado é recompensador: clientes satisfeitos e fidelizados, gerando cada vez mais lucros para o seu negócio.

Fonte: Octadesk, startup desenvolvedora de sistemas voltados para gestão de relacionamento com os clientes

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.