8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso 8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso 8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso 8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso
8 Lições de Akio Morita para empreendedores que buscam o sucesso

GAF_2016.09.22_14h57m07s_005_

O primeiro e grande impacto positivo aconteceu na leitura do belíssimo livro Made In Japan onde Akio Morita falava do ressurgimento do Japão do pós guerra e do empreendimento SONY. A narrativa de 1986 é profunda e ao mesmo tempo emocionante.

Os ensinamentos de Morita foram compartilhados para o mundo inteiro, onde o sucesso da empresa tornou-se uma dica pedagógica para muitos outros empreendimentos fossem industriais, de serviços e de organizações das mais variadas missões. Na época, ou seja, no final da década de 80 estávamos lutando arduamente para a consolidação da cultura, métodos e técnicas do Total Quality Control – TQC no ambiente da então Cia Siderúrgica de Tubarão, hoje Arcelor Mittal TubarGAF_2016.09.22_11h22m17s_003_ão e em várias ocasiões tivemos a oportunidade de debater as ideias contidas no livro e na formulação de estratégias internas de educação e treinamento para a Qualidade.

O texto que veremos a seguir vem de uma publicação brasileira mais recente e mostra que a formulação dos 8 pontos abaixo (assim como já vimos nos 14 pontos de Deming) não tem nenhuma perda com o decorrer do tempo, muito pelo contrário, estão totalmente alinhadas com os desafios do presente e do futuro próximo. Servem também como orientação aos novos empreendedores como base para o sucesso das ideias, projetos e empresas em meio à tantos desafios que ora se apresentam.

Vamos às 8 dicas do grande líder, Akio Morita:

Alguns ensinamentos de AKIO MORITA, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avançada e no prestígio da sua marca.

GAF_2016.09.22_11h20m31s_002_

  1. ACREDITAR – Acredite em si mesmo

Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história.

  1. COMEÇAR PEQUENO – Comece pequeno, pense grande e aja rápido!

O investimento inicial para criar a Sony foi de 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.

  1. MARCA – Escolha um bom nome

O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kabushiki Kaisha (Tokyo telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um aparelho usual no EUA). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda a diferença.

  1. INSTINTO – Confie no seu instinto

“Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter.” Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome de Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts (aqui funcionou o instinto de Morita, profundamente envolvido com o seu projeto).

  1. RISCO – Não tenha medo de cometer erros

…mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.

  1. QUALIDADE – Produza com qualidade e mantenha os clientes de olho no mercado.

“A publicidade e a promoção (propaganda e marketing) não sustentam um produto ruim ou inadequado”.

  1. INOVAÇÃO – Seja diferente, faça a diferença.

Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente (quando da implantação nos EUA), quando abriu a primeira loja da Sony no Estados Unidos, a entrada da mesma foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e os riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing.

  1. MERCADO – Crie seu mercado

O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: a curiosidade é a chave para criatividade.

 

Fontes: Akio Morita, livro “Made In Japan” Editora Cultura, 1986,  e reportagem da Revista Venda Mais, Setembro 2013 – estrategiaempresarial.wordpress

Salvar

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.